66% das promessas de campanha de 2020 ainda não foram cumpridas por prefeitos

APOIE O NOTÍCIA PRETA

2020 foi ano eleitoral e como todo pleito, recheado de promessas durante as campanhas. Ao todo, nas 26 capitais, foram 1091 promessas dos então candidatos e apenas 15% foram cumpridas pelos candidatos eleitos naquele ano, ou seja, 165 em todo o país. Quem revela esses dados é um levantamento realizado pelo G1 e publicado nesta terça-feira (4).

Apenas 15% das promessas foram cumpridas no primeiro ano de mandato – Foto: Reprodução

O levantamento revelou ainda que 18% das promessas foram cumpridas parcialmente, não sendo entregues em sua totalidade. Além disso, oito delas não puderam ser avaliados por não ter informações suficientes para análise.

Leia também: Em 2022, salário mínimo será de R$ 1.212, pelo 3º ano sem ganho acima da inflação

A maior quantidade não cumpridas são voltadas para a área do Turismo (85%), seguida pelo Esporte (83%) e Direitos Humanos e Sociais (73%). Por outro lado, Economia (31%), Transparência (22%) e Administração (20%) foram as áreas que mais tiveram realizações. Habitação (33%), Infraestrutura (30%) e Segurança Pública (23%) são os que tiveram maior percentual de “cumpridas pela metade”, segundo o levantamento.

Critérios

O G1 leva em consideração alguns critérios para a realização do levantamento. Não Cumpriu: quando o que foi prometido ainda não foi realizado ou não está em funcionamento; Em parte: quando a promessa não foi cumprida em sua totalidade e ainda possui pendências para sua finalização; Cumpriu: quando a promessa já foi realizada em sua totalidade e não apresenta nenhuma pendência.

Regionalização

O nordeste é o principal foco das promessas não cumpridas neste primeiro ano de mandato dos executivos. Liderando as promessas não cumpridas está o prefeito de Teresina (PI), José Pessoa Leal, com um total de 75 promessas e 66 não cumpridas e quatro dessas promessas cumpridas integralmente. Em seguida, aparece o prefeito de São Luís (MA), Eduardo Braide, com 67 promessas e 44 não executadas e 14 finalizadas totalmente. Em terceiro lugar, o prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena, com 66 promessas de campanha e 46 não cumpridas, além de nove cumpridas.

Resumo: o total foram 1.091, 165 foram cumpridas, 201 realizadas em parte, 717 ainda não foram cumpridas e 8 não foram avaliadas.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.