Parecer técnico do TCU defende adiamento do Enem 2020

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O movimento Adia Enem solicita que as provas sejam remanejadas para outro momento devido as dificuldades que estudantes de escolas públicas de todo o Brasil estão passando durante a pandemia da Covid-19

A inscrição para o Enem abriu nesta segunda no site Inep.Enem. Foto: Reprodução

A Secretaria de Controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um parecer técnico defendendo o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na tarde desta segunda-feira (11). O ministro responsável pelo caso no TCU, Augusto Nardes, deu o prazo de 5 dias para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova no país, se manifestar. Caso Augusto Nardes tenha posicionamento alinhado com o parecer técnico interno, o Inep precisará escolher uma nova data para o exame.

O TCU foi provocado pelos deputados federais do PDT Idilvan Alencar (CE) e Tulio Gadêlha (PE), que pedem o adiamento da prova alegando que, como a pandemia suspendeu aulas em todo o país, dificuldades no acesso a conteúdo e professores em plataformas virtuais podem agravar desigualdades socioeconômicas entre os alunos.

Apesar de festejado, o parecer técnico do TCU ainda não é uma decisão definitiva de adiamento. Assim, as provas impressas do Enem estão mantidas para os dias 01 e 08 de novembro, já a versão digital acontece nos dias 22 e 29 de novembro.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.