
Somos o Notícia Preta
Fundado em 2018 pela jornalista Thais Bernardes, o NP é muito mais do que um portal de notícias, é um jornal antirracista feito por profissionais, estudantes e comunicadores negros(as) que acreditam que, através da comunicação e da educaçāo, é possível ter uma sociedade mais justa e com equidade racial.
Desde a sua criação, mais de 60 pessoas já passaram pelo NP, entre estudantes e profissionais de todo o Brasil.
Curso de Formação de Comunicadores
Além de ser um portal de notícias, o NP é uma escola de formação de Comunicadores Antirracistas. Quem escreve no NP são jovens comunicadores das cinco regiões do Brasil. Para participar da formação do NP, eles devem se inscrever em nosso processo de formação, que acontece a cada três meses.
Os selecionados integram o nosso time de colaboradores e iniciam as 'Oficinas de Formação em Comunicação Antirracista'. Eles aprendem como fazer uma comunicação não-violenta e com recorte racializado. Os cursos são ministrados por profissionais das mais diferentes áreas. Os colaboradores aprendem sobre técnicas de jornalismo, assessoria de imprensa, noções de direito para comunicadores, audiovisual, rádio, educação antirracista, gestão de redes sociais direitos humanos, entre outras temáticas relacionadas com a Comunicação.
Ao final do curso, que tem duração de três meses, o colaborador recebe um certificado e está pronto para ingressar no mercado de trabalho com uma visão e uma experiência diferenciada do que é, de fato, uma comunicação mais inclusiva.
Nossos Objetivos
Um jornal com recorte social e antirracista das notícias: não existe transformação social sem educação e o jornalismo também é uma ferramenta educacional. Notícias sem preconceito perpetuam informações sem preconceito.
Ferramenta de transformação social: para transformar é preciso formar. Ensinar técnicas de comunicação não violenta aos que estão entrando no mercado de trabalho e aos que já estão nele é essencial para criarmos uma nova linguagem. A mudança se faz em dois sentidos. Da base para o topo e do topo para a base.
Empregabilidade: fazer a ponte entre nossos comunicadores e as empresas, assim como, estimular a criação de seus próprios negócios, é garantir ascensão econômica e social.

Thais Bernardes
Fundadora
Formada em comunicação pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e em jornalismo pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, founder e CEO do Notícia Preta, um portal de jornalismo antirracista.
Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como jornalista no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM, coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio por três anos e podcaster do Canal Futura. Em novembro de 2018, a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo e da educação, o racismo e as desigualdades sociais.