Movimento Black Money dá dicas de como fazer seu dinheiro trabalhar para você em 2022

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Não é surpresa que o ambiente macroeconômico será mais desafiador para o Brasil em 2022. Vários agentes do Mercado acreditam que o crescimento econômico desacelere. A taxa de juros Selic, que começou 2021 em 2% ao ano, passou por uma grande aceleração e deve fechar 2022 entre 11% e 12%. Derivado do esforço do Banco Central brasileiro para controlar uma inflação alta e persistente.

Foto: Daniel Dan/Pexels

Os gargalos nas cadeias de suprimento globais causados pela pandemia da Covid-19 aumentaram os custos de insumos e limitaram a produção industrial. No início de 2021, era esperado que, com o avanço da vacinação e a reabertura da economia, esses problemas de abastecimento iriam se normalizar. Mas, no curto prazo, está ocorrendo o contrário – a demanda por bens duráveis acelerou antes da oferta, agravando os desequilíbrios.

Como exemplo, pense no valor dos carros usados que aumentaram em até 30% devido à falta de carros novos no mercado. Com isso, a principal discussão , tanto para a economia mundial quanto para país, provavelmente será sobre a inflação.

Pensando no cenário desafiador que se aproxima, o Movimento Black Money (MBM) dá três dicas importantes para que o seu dinheiro passe a trabalhar para você neste ano que se inicia. Segundo Alan Soares, educador financeiro e Fundador do MBM, “o dinheiro não aceita desaforo e investindo de forma errada, se perde o jogo antes de começar. Desta forma, ele destacou três dicas importantes para o seu dinheiro ser mais valorizado. 

Para ele, o primeiro passo é exercitar sua capacidade de condensar ideias. “Toda tese de investimento precisa ser explicada em dois minutos. Você demonstra que domina um assunto quando é capaz de explicar algo para qualquer pessoa de maneira simples e sem rodeios., diz. 

Leia também: Movimento Black Money Auxilia 100 famílias no final do ano

Outro ponto de destaque é a comparação feita com a teoria da evolução de Charles Darwin.“Seja adaptativo. O mercado é darwiniano. Não são os mais fortes que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas sim os que melhor se adaptam a mudanças. Com juros de 2%a.a, no início de 2021, as pessoas estavam procurando mais ativos de risco (renda variável), mas a maré mudou e você precisa se adaptar”, comenta.

A terceira dica é, justamente, a capacidade de gerenciar os riscos. “Um investidor, assim como um empreendedor, é basicamente um gestor de risco. Ao empreender em seu negócio ou investir em empresas de terceiros, você estará tomando riscos e eventualmente vai errar. Saber escolher bem os riscos que corre e identificar as oportunidades assimétricas é o que fará a diferença nos resultados”, conclui Alan.

Uma quarta dica, como bônus, é que a renda fixa voltou a ser um dos produtos mais atrativos do mercado, segundo o educador financeiro. “Depois de ter sido considerada “morta”, a renda fixa brilhou em 2021 e retomou o ‘status’ de investimento com boa rentabilidade e segurança. Para 2022, as perspectivas são as mesmas”, finaliza. 

Para entender mais sobre o assunto e receber apoio de profissionais negros especializados em finanças, acesse o site do  Mercado Black Money e contrate um profissional para auxiliar na busca por seus objetivos. 

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.