“Sempre quis contribuir para o lugar de onde eu vim”, diz jovem quilombola ganha bolsa para estudar nos EUA

APOIE O NOTÍCIA PRETA

João Pedro Haufes é um jovem quilombola, de 18 anos, da Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Sua vivência na cultura e em diversos projetos sociais, além de somarem conhecimento ao rapaz, incentivaram João Pedro a buscar mudanças na sociedade “Sempre quis transformar de uma forma positiva e contribuir para o lugar de onde eu vim”, conta o jovem.

João Pedro é da Comunidade Tia Eva, em Campo Grande (MS) – Foto: Arquivo Pessoal

Leia também: “Sentia como se não tivesse saída”, diz estudante que viveu em situação de rua e foi aprovado na USP

Para ele, aprender novos idiomas ou linguagem de programação são os desafios mais gratificantes. Assim, ele criou sua própria pesquisa sobre aquisição de linguagem e desenvolveu um site para preservar sua história e cultura do grupo étnico. Tantas habilidades e determinação , levaram o jovem a conquistar uma vaga na prestigiada Duke University, na Carolina do Norte. Com bolsa integral, João Pedro vai estudar Ciência da Computação e Linguística. 

Com essa oportunidade de ir para os EUA, eu quero apreender e, um dia, voltar pra minha comunidade e implementar projetos que vão impactar a vida de outras pessoas, ajudando a sair de situações de vulnerabilidade social”, afirma.

João Pedro é um dos alunos do EducationUSA, rede oficial do Departamento de Estado norte-americano para informações precisas e atualizadas sobre estudos nos EUA. “Temos testemunhado histórias incríveis de participantes de várias regiões do Brasil, com diferentes formações e condições sociais. O apoio que oferecemos é customizado, feito para atender às necessidades do aluno e da família, visando encontrar a melhor universidade para cada caso. É o que chamamos de “best fit”. Orientamos qualquer aluno, onde quer que ele esteja geograficamente e independentemente das condições financeiras”, ressalta Anelise Zandoná Hofmann, Coordenadora Nacional do EducationUSA.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.