Spotify lança segunda edição do Sound Up Brasil para podcasters negros

sound-up.png

O Sound Up Brasil está em sua segunda edição e busca podcasters negros de 18 a 24 anos interessados na produção de podcasts para uma mentoria de seis meses. Os dez selecionados irão produzir um episódio piloto e terão a chance de ter um podcast Original Spotify. As inscrições vão até 14 de outubro.

Foto: Freepik

A iniciativa visa trazer mais diversidade ao universo dos podcasts e os candidatos irão receber todo material necessário para iniciar sua produção, incluindo, computador, smartphone, gravador de áudio digital, fones de ouvido com qualidade de estúdio e outros benefícios.

Durante a capacitação, os selecionados irão aprender a desenvolver conceito e formato, produzir episódios e temporadas, criar sua identidade sonora. Além de edição e demais técnicas que envolvem a criação de um podcast.

Fases do projeto

O projeto é dividido em 4 fases. A primeira acontece no escritório do Spotify em São Paulo, entre os dias 21 e 25 de novembro, com workshops e sessões de conceituação dos projetos. Na segunda fase – que acontece de 5 a 16 de dezembro e 9 a 27 de janeiro – os participantes terão aulas virtuais para definir o conceito, a audiência e outras questões essenciais para o desenvolvimento do podcast.

Já na terceira fase os selecionados terão dez semanas para produzir um episódio piloto, em parceria com uma equipe de áudio selecionada pelo Spotify. O produto final será entregue para o time de Desenvolvimento Criativo que fará avaliação e seleção dos melhores projetos. A última fase acontecerá de 29 a 31 de março de 2023. Nesta fase os selecionados retornam ao escritório para escutar todos os pilotos e interagir com profissionais da indústria.

Leia também: Spotify lança quatro podcasts da 1ª edição do programa Sound Up no Brasil

Os 5 melhores projetos irão receber um financiamento de 4.500 dólares para a produção independente de seu podcast. Além disso, todo trabalho enviado e realizado durante a seleção continua sendo propriedade exclusiva dos participantes.

Para se inscrever nesta edição acesse aqui.

Conheça os podcasts premiados na primeira edição

O Spotify Sound Up nasceu em 2018 e está presente em 12 países. Em 2020 o Brasil foi o primeiro da América Latina a receber uma edição do projeto. Naquele ano foram selecionados 20 participantes, desses 4 foram premiados e receberam o selo de Original Spotify.

Calunguinha – O Contador de Histórias (Lucas Moura e Stela Nesrine)

O podcast apresenta a partir da narrativa de uma criança histórias sobre ancestralidade negra. Através de sua imaginação Caluguinha vive aventuras fantásticas e descobre o mundo de figuras negras importantes na companhia de um ancestral que apenas ele consegue ver, seu avô. A produção tem 12 epsódios e conta com a participação especial de Lázaro Ramos, Zudizilla, Naruna Costa, Yuri Marçal, Aretha Sadick, Luedji Luna e Ícaro Silva.

Pavulagem – Contos da Floresta (Maick Serrão)

A produção retrata a vida das comunidades amazônicas com histórias folclóricas da região, baseadas em entrevistas com ribeirinhos e indígenas de toda Amazônia. Em 12 episódios o criador apresenta personagens como o Taú do Patauí e a Macaca Guariba, os ouvintes acompanham tudo guiados por contadores de história da região.

Preto Positivo (Emer Canautos e Raul Nunnes)

Com foco em discutir sobre AIDS/HIV, o podcast é o primeiro sobre essa temática no país e traz a vivência de pessoas negras inseridas nesse contexto. A obra aborda conversas sobre saúde, relacionamentos, sexo, família, entre outros assuntos. O objetivo do Preto Positivo é educar o público sobre questões relacionadas a esse universo de forma simples e sensível.

Zumbir (Samara Costa)

Nesse podcast de formato híbrido a criadora apresenta contos afrofuturistas. A obra é dividida entre audiodramas originais e entrevistas sobre os temas das narrativas. As histórias são ambientadas em espaços sonoros fantásticos, mas também em ambientes mais próximos da nossa realidade.

0 Replies to “Spotify lança segunda edição do Sound Up Brasil para podcasters negros”

Deixe uma resposta

scroll to top