Prefeitura do Rio lança o inédito Selo Carioca ESG Racial

Fachada_CasaTrem_MHN.jpg

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima da Cidade do Rio de Janeiro (SMAC) lança o Selo Carioca ESG Racial na próxima quinta-feira (04)no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio, a partir das 16hO evento integra a I Semana das Nações de Matriz Africana Luzia de Pinta, que é uma realização da SMAC, em parceria com a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial. 

Um dos principais objetivos do Selo Carioca ESG Racial é reconhecer empresas privadas, organizações da sociedade civil e instituições públicas nas categorias “compromisso” e “responsabilidade” no combate ao racismo e às desigualdades étnico-raciais. O ciclo de desenvolvimento dura 1 ano, dividido em 3 partes de 2, 4 e 6 meses.

O Selo será lançado no Museu de História Natural do Rio – Foto: Instituto Brasileiro de Museus (Ibram

Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, essa é uma oportunidade para que empresas, públicas ou privadas, possam mostrar o que vêm fazendo para reduzir as desigualdades raciais. “Nós sabemos que algumas empresas já executam medidas de ESG racial e precisamos colocar essas práticas em evidência, para que se tornem exemplos para outras empresas e órgãos públicos. O Selo Carioca de ESG Racial é um potencializador dessas ações”, comenta. 

Composto por três eixos, o Selo Carioca ESG Racial possui variáveis correspondentes às atividades desenvolvidas no âmbito do ESG, agrupado em Índice ESG de Equidade Racial, e o Índice de Meio Ambiente e Governança (IEG). A adesão aos Protocolos ESG Racial de Pacto de Promoção da Equidade Racial e à apresentação da Certificação do IEER – Índice ESG de Equidade Racial (N1) são premissas fundamentais para a candidatura do recebimento do Selo pelas instituições públicas e privadas.

“É preciso lembrar que a população negra é a que mais sofre com as agruras sociais e o Selo é uma forma de mostrar para a sociedade o que as empresas e instituições vem promovendo para que esse debate não esfrie e também façam vir à luz as ações desenvolvidas. Juntos e juntas, faremos do Rio uma cidade sustentável, inclusiva e antirracista”, conclui Tainá.

A cerimônia de lançamento será aberta ao público e contará com as presenças de Tainá de Paula, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima da Cidade do Rio de Janeiro, Gilberto de Lima Costa Júnior e Guibson Trindade Torres, diretor e gerente executivos, respectivamente, da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial. Na oportunidade, os três representantes assinarão a parceria entre a SMAC e a Associação para a execução do Selo Carioca ESG Racial.

SERVIÇOS:

Lançamento do Selo Carioca ESG Racial

4 de abril, a partir das 16 horas

Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, s/n, Centro, Rio de Janeiro

Evento gratuito 

Deixe uma resposta

scroll to top