Encerra nesta sexta-feira o prazo para isenção da taxa e justificativa de ausência do Enem 2020

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Apesar dos avanços da pandemia do Covid-19 a data do exame foi mantida pelo Ministério da Educação

ENEM 2020 taxa de isenção →acaba o prazo para a taxa de isenção do enem nesta sexta, em abril, mesmo com covid-19
Enem 2020 – Foto: Reprodução

Os candidatos possuem até hoje, sexta-feira (17), para solicitar isenção da taxa de inscrição e justificar ausências para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O Ministério da Educação (MEC) manteve a data para a próxima edição do exame, apesar do avanço da pandemia do novo coronavírus. A aplicação das provas digitais acontece nos dias 11 e 18 de outubro e a versão impressa será aplicada nos dias 1º e 8 de novembro de 2020.

A isenção é concedida aos candidatos que estudaram em escola pública ou em particulares com bolsa, além dos estudantes cuja família esteja inscrita no CadÚnico para recebimento do Bolsa Família. Cerca de 3 milhões de pessoas solicitaram a isenção da taxa, que custava 85 reais, no ano de 2019. Para este ano, o valor ainda não foi divulgado.

A solicitação de isenção e justificativa de ausência é feita através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um órgão do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos precisam cadastrar os dados pessoais. Sendo que, aqueles que tenham solicitado a isenção no ano de 2019 e esteve ausente na realização do exame, precisa apresentar uma justificativa. O resultado é disponibilizado no dia 24 de abril.

A confirmação de isenção não é a inscrição para o Enem 2020. Os candidatos precisam se inscrever de 11 a 22 de maio. O Inep ainda não divulgou a data para indicação dos locais de provas.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.