‘Livros For Kids’, a maior distribuidora internacional de livros em português criada por uma mulher negra

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Idealizada em 2016 pela empreendedora Vanessa Pfeil, a
A ‘Livros For Kids’ é a maior distribuidora internacional de livros em português na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, além do site, a empresa possui pontos de vendas em todos os países da Ásia, Europa e nos Estados Unidos. O objetivo é vender clássicos da literatura infantil, divulgar a língua portuguesa e a cultura brasileira no exterior.

Os livros são selecionados por especialistas e a qualidade do conteúdo é a principal preocupação da equipe, independente se o autor é conhecido ou não. “A ‘Livros For Kids’ aborda também as questões raciais e tenta dar visibilidade aos títulos que tratam sobre o racismo e autores negros. Além de apoiar projetos de educação de mulheres negras africanas e de educação com a população negra”, declara Vanessa.

Vanessa Pfeil é a idealizadora do ‘Livro For Kids’ Foto: Lucilene Rehberg

 Dez por cento de todos os livros vendidos são destinados a três projetos sociais. O Faro Maré, que alfabetiza adultos, o CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré), pré-vestibular comunitário e o Instituto Dorcas, que alfabetiza mulheres adultas no Senegal recebem o auxílio da empresa.

A distribuidora possui representantes exclusivos nos países onde tem pontos de venda e, por isso, o valor do frete é local. Desta forma, o preço final é reduzido e um número maior de famílias tem acesso aos produtos.  “Nosso objetivo é ser um canal de difusão e promoção da cultura brasileira, promovendo o Brasil de forma positiva para os estrangeiros”, conta
Vanessa Pfeil .

Vanessa Pfeil é a idealizadora do ‘Livro For Kids’, a maior distribuidora internacional de livros em português. Foto: Lucilene Rehberg

Sobre a empreendedora

 Vanessa Pfeil nasceu e cresceu na Nova Holanda, uma das favelas do Complexo da Maré, e foi aluna do primeiro pré-vestibular comunitário da região. Formou-se em administração e mora na Alemanha há 10 anos.

Em uma de suas vindas ao Brasil, comprou cerca de 200 livros infantis para os seus filhos. Após divulgar em suas redes sociais alguns exemplares usados, recebeu inúmeros pedidos e seu perfil foi bloqueado. A partir daí, ela enxergou um nicho de mercado e criou a ‘Livro For Kids’.

Quando perguntada sobre que tipo de dificuldade enfrenta ou já enfrentou para negociar com as editoras, ela declarou: “Já tive que ver algumas expressões de susto em reuniões de trabalho por ver que a CEO da ‘Livros’ é uma mulher e negra! As pessoas estão tão acostumadas a ver o negro em uma outra posição que, infelizmente, ainda é motivo de espanto eu estar em alguns ambientes, tanto no Brasil quanto na Alemanha”.

APOIO-SITE-PICPAY

Layane Coelho

Mineira, estudante de jornalismo, mulher preta e resistente. Deseja realizar muitos sonhos e desenvolver um trabalho que modifique de alguma forma a vida das pessoas. Ama sorrir, sair com os amigos, cozinhar e as coisas simples da vida.

3 Comments

  • Q sucesso ! Parabéns …

  • Opaaa que legal … Minha filha adora ler e bom saber onde comprar livros que abordam as questões raciais e que sejam diversos e representativos

  • Allex Miranda

    (21/07/2020 - 20:50)

    Boa noite,

    Espero que esta mensagem a encontre bem.

    Em primeiro lugar, gostaria de lhe parabenizar pelo belíssimo projeto!

    Em segundo lugar, gostaria de saber maiores informações de como posso ser um colaborador do vosso projeto?

    Eu já possuo um livro editado, “O Pequeno Príncipe das Ruas”, sendo este o primeiro de uma trilogia.
    Também tenho outros livros, que ainda não foram editados, para além de espetáculos desenvolvidos para o universo infanto-juvenil.

    A minha escrita e a minha imaginação estão à disposição do vosso projeto e espero que os nossos sonhos possam povoar o imaginário de muitos e muitas, para que assim novas narrativas estejam presentes na construção da identidade destes novos leitores.

    Aguardo maiores informações, obrigado.

    Atenciosamente,

    Allex Miranda.

    Insta: @allexmiranda13

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.