Estátua de escravocrata é retirada nos Estados Unidos

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Cones de trânsito e cordas no pesçoco da estátua do general confederado JEB Stuart – Foto: Reuters

A estátua de Matthew Fontaine Maury, oceanógrafo e oficial do Exército da Confederação durante a Guerra Civil (1861-1865), foi removida por um guindaste, na última quinta feira (2), em Richmond, capital da Virgínia. 

A estátua á o segundo monumento a ser eliminado no estado da Virgínia, por lembrar atos racistas do passado norte americano. Na quarta feira (1), a estátua de outro general do Exército do Sul, Thomas “Stonewall” Jackson, foi retirada de Richmond, capital da Virgínia.

As retiradas vieram depois da decisão do prefeito de Richmond, Levar Stoney, em um ato administrativo. Segundo ele, desde o final oficial do estatuto de capital da Confederação, há 155 anos, a cidade está sob o peso desse legado. “Ao tirá-los (estes monumentos), podemos começar a nos curar e centrar nossa atenção no futuro”, disse em uma postagem em seu perfil do Twitter. 

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.