Youtuber denuncia racismo em São Paulo: “Não posso andar sem meus documentos”

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Youtuber e apresentador da MTV, Spartakus Santiago, denunciou, na manhã desta segunda-feira (4), caso de racismo sofrido por ele no bairro Santana, em São Paulo.

Spartakus é apresentador da rede MTV Brasil – Foto: Reprodução / Instagram

Spartakus saiu para fazer sua corrida matinal levando somente o celular e o fone de ouvido, mas foi abordado pela polícia, por ter ficado parado no viaduto por 10 minutos enviando mensagens pelo celular. Segundo o relato do Youtuber em sua rede social, os dois policiais o abordaram com armas em punho, mandaram que ele colocasse as mãos na cabeça, dizendo que estava em atitude suspeita. “Qual atitude suspeita, ser uma pessoa negra no Brasil? Quero saber qual atitude suspeita. Agora, só porque eu fui correr com o celular e não estou com meus documentos estão achando que eu sou um bandido”, diz indignado Spartakus.

Durante a live, o policial diz que Spartakus só vai poder sair do local quando tiver a confirmação dos dados junto a central, porque ele não está portando os documentos. E que é de praxe da polícia. O Youtuber ficou por mais de 20 minutos em uma live, porque os policiais não conseguiam checar o seu CPF. “Eu tento não falar de racismo, mas o racismo bate na minha porta. Eu tento viver minha vida, falar de música pop fazer meu trabalho, mas não consigo caminhar, porque esse povo vem atrás de mim, me tratar como se eu fosse um bandido”, diz.

https://www.instagram.com/tv/CUm4YmPgY_7/?utm_medium=copy_link

Em sua rede social, o apresentador, muito revoltado com a situação, disse que não adianta ser honesto, trabalhador se temos a cor de quem é marginalizado seremos tratados como tal. “Ver dois policiais apontando o revólver pra você foi ver minha morte de perto. Só agradeço a Deus e aos orixás por estar vivo, porque outros jovens negros não terão a mesma sorte que eu”, comenta.

Por sua proteção, Spartakus ficou ao vivo até ser liberado pelos policiais e se sentir seguro. O youtuber só foi liberado após os policiais conversarem com o sargento da corporação.

Formado em Comunicação pela UFF e pela Miami ad School de Nova Yok, Spartakus é Youtuber e apresentador da MTV.

APOIO-SITE-PICPAY

Fernanda De Souza

Graduada em jornalismo pela Centro Universitário Uni-BH, com 7 anos de experiência com Monitoramento de Notícia (Clipping Eletrônico). Atuação na elaboração de análises quantitativas e qualitativas que atende as necessidades da assessoria de comunicação.Vivência com produção e reportagem para revista, na área cultural.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.