Xilogravura e graffiti se encontram em exposição do Sesc Mogi das Cruzes (SP)

unnamed-1-3.jpg

A xilogravura e o graffiti, linguagens artísticas que transitam pela cultura popular, se unem na Xilograffiti, exposição que chega ao Sesc Mogi das Cruzes, em São Paulo. A Xilograffiti celebra a ocupação do Sesc pela população da região, apostando na interatividade e partipação efetiva do público, e pode ser definida como uma plataforma colaborativa de arte, educação e conexão.

A partir de assuntos de grande interesse popular, a exposição explora a conexão entre diferentes artistas e públicos para estimular a criatividade, tanto na teoria como na prática, com a mediação da equipe educativa. A exposição fica aberta ao público até o dia 10 de dezembro, com entrada gratuita.

Na mostra, serão apresentados ao público o trabalho de artistas e coletivos de diversas idades e regiões do Brasil, incluindo Mogi das Cruzes, que utilizam a produção e reprodução gráfica para alcançar todos os públicos – seja pelas publicações gráficas independentes, seja pela arte urbana em suas várias formas de circulação. A Xilograffiti mapeia esses caminhos que se afastam e se intersectam em permanente conexão.

Por meio da equipe educativa, a exposição provoca a participação ativa dos visitantes ao transformar os espaços em oficinas gráficas com recursos lúdicos e sugestivos, e ainda promove a valorização das cenas artísticas locais com diversas ações integradas.

Montagem da exposição Xilograffiti /Foto: Cida Alves de Oliveira

Xilograffiti
Abertura: 13/8, 10h às 16h.
Visitação: 13/8 a 10/12.
Terça a sexta, das 13h30 às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Livre para todos os públicos. Grátis – Sem retirada de ingressos.

ARTISTAS:
J. Borges (Bezerros-PE) @memorialjborges
Lira Nordestina (Juazeiro do Norte-CE)
Samuel Casal (Caxias do Sul-RS) @samuelcasal
Turenko (Manaus-AM) @turenkoland
Rocha (São Luís-MA)
Derlon (Recife-PE) @derlon
Lau Guimarães (São Paulo-SP)
Paulestinos (São Paulo-SP) @paulestinos
Coletivo Transverso (Brasília – DF) @coletivotransverso
Catharina Suleiman (São Paulo-SP)
Alekspunk (Mogi das Cruzes – SP)
Murillo Sponda (Mogi das Cruzes – SP) @mandingarte
Bacaro e Pablo Borges (Bezerros – PE) @bacaroborges.xilo @ateliepabloborges
Rico Lins (Rio de Janeiro-RJ) @ricolins_studio


FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL DE PROJETO E PRODUÇÃO EXECUTIVA Laura Maringoni e Adriana Ribeiro (assistente) CURADORIA Baixo Ribeiro e Mariana da Matta (assistente) PROJETO EXPOGRÁFICO William Zarella Jr. e Beatriz Christal PROJETO GRÁFICO E IDENTIDADE VISUAL Rico Lins e Tamylin Ayumi (estágiaria) DESENHO DE LUZ Anna Turra DESENVOLVIMENTO E CONFECÇÃO DE OBJETOS IMPRESSORES Baixo Ribeiro e William Zarella Jr. REVISÃO DE TEXTOS Alyne Azuma COORDENAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA Tuim Arte e Cultura SUPERVISÃO DA AÇÃO EDUCATIVA Marlete Cardoso e Mick Hendrix EDUCADORAS Kátia Matos e Patrícia Rosa Affonso ESTAGIÁRIAS Sara Lima, Thaís Huertas ORIENTADORES DE PÚBLICO Philipe Akira Osugui Servi e Rosiane de Souza MONTAGEM DE OBRAS Elastica Cenografia MONTAGEM DE CENOGRAFIA Secall Comunicação COMUNICAÇÃO VISUAL Skill Comunicação Visual MONTAGEM e ILUMINAÇÃO Tita Produções TRANSPORTE DE OBRAS Artquality LAUDOS DE CONSERVAÇÃO Milena Godoy

Leia também: Museu das Favelas e o Projeto Refúgio apresentam a exposição ‘O Equilíbrio dos Barrancos’ em SP

Deixe uma resposta

scroll to top