Museu das Favelas e o Projeto Refúgio apresentam a exposição ‘O Equilíbrio dos Barrancos’ em SP

projeto-refugio-_-divulgacao.png

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anuncia a exposição ‘O Equilíbrio dos Barrancos’, aberta ao público até 01 de outubro. São mais de 50 trabalhos artísticos de pintura, de mais de 30 jovens artistas do Projeto Refúgio, programa que é coordenado pela Associação dos Artistas e Produtores do Centro (ASP).

A mostra totalmente gratuita, que possui curadoria de Carollina Lauriano e Guilherme Teixeira, expressa o reconhecimento desses jovens artistas que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade, exercendo o direito de ocupar posições de protagonismo dentro de espaços institucionais, exibindo seus trabalhos a partir de suas subjetividades. Além disso, a iniciativa conta com cinco ativações que vão desde oficinas a rodas de conversas com temas voltados para arte, política e sociedade. 

Os professores e facilitadores do projeto são artistas com carreiras consolidadas no campo da arte contemporânea brasileira. Já passaram pelo projeto, por exemplo,  artistas como: Jaime Lauriano, Raphael Escobar, Moisés Patrício, Bruno Dunley, Igi Ayedun, Élle de Bernardini e Ana Raylander. Atualmente, compõem o corpo de facilitadores e educadores do Refúgio a diretora Daniela Machado, os já citados Carollina e Guilherme, além de Igor Chico, Hiram Latorre e Victor Rocha.

O Projeto Refúgio faz parceria com o Museu das Favelas nesta exposição /Foto: Divulgação

Carla Zulu, coordenadora de relações institucionais e do centro de empreendedorismo do Museu das Favelas, afirma que a parceria com o Projeto Refúgio tem o objetivo de ampliar os olhares para a periferia. “É uma exposição que possibilita que algumas dessas vozes, tantas vezes interrompidas, tenham licença para ecoar e possam cumprir o papel provocador que a arte carrega, na relação entre quem a produz e entre quem a vê”, explica.

O Museu das Favelas está localizado no bairro Campos Elíseos, em São Paulo, ao lado do Terminal de Ônibus Princesa Isabel. O acesso principal ocorre pelo portão na Rua Guaianases, nº 1024, mas é possível entrar também pela na Avenida Rio Branco, nº 1269. Não há estacionamento no local.

A parceria com o Projeto Refúgio é parte das estratégias de conexão da instituição com territórios periféricos. 

Este projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo, com foco no desenvolvimento continuado de linguagens artísticas para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO ‘O EQUILÍBRIO DOS BARRANCOS’

Local: Museu das Favelas

Duração: até 01/10/2023

Horário: 9h às 17h (com permanência até 18hs)

Confira aqui programação completa do Museu das Favelas: https://www.museudasfavelas.org.br/

Para grupos maiores de 10 pessoas, o Educativo realiza visitas mediadas por meio de agendamento prévio, via formulário. Agora, as solicitações de agendamento podem ser feitas a partir da primeira terça-feira do mês anterior e permanecem abertas enquanto restarem vagas. Visitas espontâneas também poderão ser guiadas em menores grupos. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail agendamento@museudasfavelas.org.br

SOBRE O MUSEU DAS FAVELAS

O Museu das Favelas está sediado no Palácio dos Campos Elíseos. Gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão – o equipamento nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, com atividades culturais e educativas voltadas para todos os públicos, sendo um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e histórias das favelas brasileiras. O Museu conta com o patrocínio da Unilever e Grupo CCR, responsável também por patrocinar a Jornada Empreendedora, apoio da Sabesp, cooperação da Unesco e parceria institucional da CUFA – Central Única das Favelas.

O espaço, inaugurado em novembro de 2022, abriu ao público com a exposição temporária Favela-Raiz e instalações externas, o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca, o CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo, auditório e um amplo espaço de convivência no jardim.

Ao longo de 2023, o público poderá conhecer e participar de atividades no jardim, e nas salas do piso térreo e inferior,  enquanto os pavimentos superiores são preparados para receber exposições e outras instalações.

A programação é gratuita. O Museu das Favelas está localizado no bairro Campos Elíseos, em São Paulo, ao lado do Terminal de Ônibus Princesa Isabel. O acesso principal ocorre pelo portão na Rua Guaianases, nº 1024, mas é possível entrar também pela na Avenida Rio Branco, nº 1269. Não há estacionamento no local.

SOBRE ASP

A ASP é uma associação que desenvolve projetos de arte e educação, voltados para crianças e adolescentes, no Brasil e no exterior. O projeto Refúgio é um programa de desenvolvimento continuado em linguagens artísticas para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou que tiveram suas vidas atravessadas pela Fundação Casa e atualmente é facilitado por Daniela Machado, Carollina Lauriano e Guilherme Teixeira.

Leia também: Artista Raphael Cruz abre sua primeira exposição individual no Centro Afrocarioca de Cinema (RJ)

Deixe uma resposta

scroll to top