Torcida do Atlético de Madrid, faz boneco de Vini Jr e simula enforcamento

Vinicius Jr

A torcida do Atlético de Madrid, antes do jogo contra o Real Madrid, nesta quinta-feira (26), pelas quartas de final da Copa do Rei, fez um boneco, com a camisa de Vini Jr e o pendurou pelo pescoço em uma ponte na cidade, representando um enforcamento.

Os torcedores estenderam uma faixa com a frase “Madrid odeia o Real”, lema da torcida organizada do Atlético de Madrid. O clube disse em nota oficial (leia na íntegra abaixo) nesta quinta-feira, que condena o ato de racismo feitos por seus torcedores. A LaLiga também repudiou o ocorrido.Na época a internet se mobilizou em apoio ao jogador quando subindo a hashtag #BailaViniJr. Após o ocorrido, Vinícius fez um comunicado e disse: “Aceitem, respeitem ou surtem. Eu não vou parar de bailar”.

Não é a primeira vez que Vinicius Junior sofre ataque racistas na Espanha. O caso mais grave foi também num clássico contra o Atlético de Madrid, em setembro quando a torcida gritou cantos racistas. Próximo a esse ocorrido, o jogador também foi alvo de declarações racistas em um programa de TV do país.

Vinicius Jr

Recentemente, a LaLiga, apresentou duas denúncias por cânticos racistas também atacando Vini Jr, durante uma partida do Real Madrid contra o Valladolid, no Campeonato Espanhol.  Material audiovisual publicado no dia do jogo acompanharam as acusações.

Ronaldo Fenômeno, proprietário do Real Valladolid, disse ser “lamentável, repugnante, vergonhoso e inadmissível” a postura dos torcedores e está à disposição das autoridades para investigação.

Veja na íntegra o comunicado do Atlético de Madrid:

Dada a imagem que apareceu hoje em vários meios de comunicação em que uma mensagem de ódio foi lançada horas antes do jogo que enfrentará o Real Madrid esta noite nas quartas de final da Copa do Rei, o Club Atlético de Madrid anuncia:

Que fatos como esse são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica.

A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas o respeito também. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcidas. É responsabilidade de todos evitá-lo.

Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento.

Leia também: Ativistas se reúnem na Marcha do Fórum Social Mundial em Porto Alegre

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

0 Replies to “Torcida do Atlético de Madrid, faz boneco de Vini Jr e simula enforcamento”

Deixe uma resposta

scroll to top