Unicamp aprova concessão do título ‘doutor honoris causa’ aos Racionais MC’s

image5-1.jpg

Nesta terça-feira (28), o Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou a concessão do título de ‘doutor honoris causa’ aos músicos do Racionais MC’s. Com isso, os integrantes do grupo Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, foram reconhecidos como “intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro”.

A entrega do título ao grupo era uma das reivindicações propostas na “Carta Antirracista” elaborada em 2022 por estudantes e professores da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, lançada no último ano.

O livro “Sobrevivendo no inferno” do Grupo Racionais MC’s, é leitura obrigatória no vestibular da universidade estadual desde 2020 /Foto: Jef Delgado

O Consu da Unicamp também destacou o motivo pelo qual os integrantes do grupo, receberam a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp.

A honraria também ressalta sua atuação política no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção“. O Consu delibera sobre a entrega do título ao grupo desde o dia 01 de setembro.

Esses são intelectuais públicos que somente existem em seu conjunto e, a partir dele, os quatro enunciam poéticas, projetos estéticos e projetos políticos desde 1988 a respeito do Brasil. Dialogam e lutam com o pensamento social brasileiro, confrontam o racismo e as violências sociais que nos constituem enquanto sociedade, incitando a atitudes antirracistas e solidárias de negros e não negros, periféricos e não periféricos, visando a mudanças sociais profundas. Destarte, o título só fará sentido se concedido ao conjunto“, afirma um trecho do parecer que garante o título, ao grupo.

Leia também: Gilberto Gil recebe título ‘doutor honoris causa’ por universidade de Portugal

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top