69% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro favorece grandes empresários, aponta pesquisa

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A pesquisa “Conjuntura Política e corrupção financeira”, realizada pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL), publicada no último domingo (12), revela que 69% dos brasileiros acham que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) favorece grandes empresários. Já 68% dos entrevistados disseram que o chefe do Executivo atua em benefício de banqueiros e 51% acreditam que ele prejudica os trabalhadores. 

Paulo Guedes e Jair Bolsonaro – Foto: Andrei Morais

A pesquisa mostrou também que 43% dos entrevistados informaram que não tem nada a ser elogiado no atual governo e 28% citam o combate à corrupção. Além disso, 40% disseram que a economia é o ponto fraco do governo, não tendo nada a elogiar na política econômica do Governo Federal, coordenada pelo ministro Paulo Guedes. Apenas 27% citaram as ajudas financeiras às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

O levantamento mostrou também que 86% assumem que o país está em crise financeira e 90% entendem que os mais pobres são os que são afetados diretamente pela situação. 

Ministro da Economia

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a atuação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e para 41%, ele é avaliado como ruim ou péssimo, já 23% acham sua gestão boa ou ótima. No entanto, 52% dos entrevistados disseram que acham que o superministro do governo Bolsonaro é corrupto. 

Leia também: Depois de não prorrogar auxílio emergencial, Paulo Guedes diz que “discutirá a pobreza na campanha eleitoral”

Desse percentual, apenas 13% afirmaram que conhecem o caso da Pandora Papers, uma offshore milionária do ministro em um paraíso fiscal. 70% dos entrevistados disseram que Paulo Guedes se beneficiou das decisões tomadas pelo Ministério da Economia. A pesquisa ouviu 2.685 pessoas entre os dias 10 e 26 de novembro deste ano. 

Em agosto deste ano, o ministro da Economia disse que não havia nenhum problema na energia “ficar um pouco mais cara”. “Qual é o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?, questionou.

APOIE O NOTÍCIA PRETA

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.