Espanha mostra histórico de racismo contra brasileiros no esporte

yago-martins-racismo-espanha-910x591-1.jpg

O noticiário esportivo da Espanha vem ganhando repercussão por causa dos casos de racismo. Na última semana, mais um episódio foi registrado, dessa vez no basquete. O armador brasileiro Yago Mateus, que joga pelo Ratiopharm Ulm, da Alemanha, foi chamado de “macaco” por uma torcedora na arquibancada em Badalona, durante partida pela EuroCup. 

Saiba mais: Brasileiro Yago Mateus é vítima de racismo em jogo da EuroCup

O jogador de basquete Yago Mateus foi alvo de ataques recentes. Foto: Reprodução/Instagram

Apesar de ser o caso mais recente, esse não é um registro isolado. Vinicius Jr, jogador do Real Madrid, vem sendo agredido com ofensas racistas há meses, em diferentes estádios no país. O atleta também foi duramente criticado em um programa de TV. O atacante do Real Madrid é frequentemente chamado de “mono” por torcidas rivais. Torcedores do Atlético de Madri enforcaram um boneco, que representava Vini Jr, em uma ponte na capital espanhola.

Histórico de racismo

Jogadores do Barcelona também foram vítimas. Enquanto defendiam o time, Daniel Alves e Neymar sofreram preconceito durante partidas na Espanha.

Desde 2002, quando chegou ao país, Daniel foi alvo de diversas ofensas racistas. Em 2014, o ex-lateral brasileiro participava de um jogo do Barça em visita ao Villarreal, quando se preparava para cobrar um escanteio viu uma banana ser arremessada na direção dele. O jogador pegou a fruta, descascou e comeu antes de cobrar o escanteio e seguir com o jogo. O caso ganhou repercursão internacional.

Torcedores espanhóis jogaram uma banana na direção de Daniel Alves. Foto: Reprodução

Dois anos depois, foi a vez de Neymar ser atacado. Antes de um clássico entre Barcelona e Espanyol, a torcida entoava cantos racistas e durante o jogo, quando o brasileiro tocava na bola, alguns torcedores faziam barulhos imitando macacos. A recorrência de ataques racistas contra brasileiros no país aumenta a cobrança por punições.

Jerson Pita

Jerson Pita

Jornalista, marqueteiro, pesquisador e periférico. Cria de Duque de Caxias, escreve sobre entretenimento, sociedade e esportes. No mestrado, pesquisa a autoridade jornalística e a migração da mídia tradicional para o Youtube.

0 Replies to “Espanha mostra histórico de racismo contra brasileiros no esporte”

Deixe uma resposta

scroll to top