Projeto reconstrói autoestima da mulher negra por meio da fotografia

APOIE O NOTÍCIA PRETA

“Reconstruindo a Autoestima da Mulher Negra” é um projeto independente criado pela fotógrafa Cléo Martins, no início de 2019, em São Paulo. O objetivo do trabalho é contar a história de mulheres negras, através da imagem, e apoiá-las no processo de reconstrução da autoestima. Cléo utiliza a fotografia como ferramenta para falar sobre a importância do autocuidado, empoderamento e amor-próprio.

O projeto foi idealizado após a leitura do livro “Quem tem medo do feminismo negro”, da Djamila Ribeiro. “Assim como ela, compreendi que todas nós necessitamos reconstruir diariamente nossa autoestima, já que a sociedade nos coloca num lugar inferior desde o dia em que nascemos. Decidi, então, colaborar com o processo de transição de outras mulheres”, contou Cléo.

A proposta é que o ensaio fotográfico seja realizado de acordo com a vontade das clientes e auxilie no fortalecimento de cada uma. “A vivência precisa ser confortável e especial. Dou espaço para que elas façam suas escolhas e apoio no que for possível. É uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que tento ajudá-las, elas ajudam no meu crescimento”, afirmou.

O projeto mostra também a pluralidade da mulher negra, não só no sentido físico, e serve de inspiração para quem está se descobrindo. Segundo a fotógrafa, todas carecem de referência negra durante o crescimento, por isso, é necessário mudar esse cenário racista e machista.

Para agregar a experiência das clientes e transformar a forma como elas se vêem, Cléo decidiu fazer parcerias com outros profissionais. A ideia é oferecer as imagens, a maquiagem, feita por uma maquiadora especializada em pele negra, e roupas, de lojas afros. “Precisamos consolidar nossa autoestima intelectual e profissional, e eu estou ficando mais confiante no meu trabalho. Sinto-me feliz por estar aqui e, de alguma forma, ser referência para outras mulheres”, concluiu.

APOIO-SITE-PICPAY

Layane Coelho

Mineira, estudante de jornalismo, mulher preta e resistente. Deseja realizar muitos sonhos e desenvolver um trabalho que modifique de alguma forma a vida das pessoas. Ama sorrir, sair com os amigos, cozinhar e as coisas simples da vida.

1 Comment

  • Solange Campos

    (13/10/2020 - 19:43)

    Excelente iniciativa, isto vale a pena ser bem mais divulgado e tbm ser realizado mais vezes, montar um evento em praças publicas pra quem estivesse passando ter um lindo impacto positivo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.