Preso injustamente em caso que virou série, Yusef Salaam é eleito em cargo político em Nova York, nos EUA

yusef-salaam.webp

Yusef Salaam foi eleito para o conselho municipal da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (07). Yusef vai representar o Harlem, no conselho que é composto por 51 cadeiras das cinco regiões da cidade, o equivalente as assembleias legislativas municipais do Brasil. O cargo que ele vai ocupar é semelhante ao de um vereador.

Recentemente a série “Olhos Que Condenam” da Netflix, contou a história dos cinco jovens negros e latinos que foram injustamente condenados em 1990, e passaram ao menos 7 anos presos por um caso de estupro no Central Park em 1989. Um deles era Yusef Salaam, e os outros eram Korey Wise, Kevin Richardson, Antron McCray e Raymond Santana.

Algo marcante da campanha e dos discursos de Salaam, é que ele sempre confronta o ex-presidente Donald Trump, que na época que o caso ganhou bastante repercussão, fez anúncios na mídia pedindo a volta da pena de morte para os jovens, como resposta ao crime.

Enquanto Trump está respondendo a processos na justiça pela eleição de 2020 e a invasão do Capitólio, documentos secretos e suborno de atriz pornô, Yusef que sofreu perseguição e foi preso injustamente mencionou o ex-presidente ao ser eleito para o cargo político.

“O karma é real, e temos que lembrar disso”, em outro momento o vereador disse, “espero que ele seja tratado da forma como não fomos…Eles nos julgaram culpados antes de termos um julgamento justo”, disse Yusef Salaam.

Yusef Salam discursando em um evento político – Foto: CECILIA SANCHEZ/AFP

Salam concorreu sem oposição, mas obteve vitória nas eleições primárias do partido democrata, que ocorreram em junho. Ele derrotou dois integrantes da Assembleia Estadual de Nova York, e Kristin Richardson Jordan, que ocupava cadeira no conselho, desistiu antes das eleições primárias.

Entre as principais bandeiras de campanha de Yusef está a reforma do sistema de justiça, e segundo ele, sua história fez o Harlem se conectar com ele. Salam tem posições diferentes da também democrata Kristin Jordan, que marcou posição em relação a Guerra da Ucrânia e foi contra a construção de um empreendimento habitacional na rua 145, que Yusef apoia. Segundo Jordan isso aprofundaria o processo de gentrificação do Harlem.

Outra posição importante e diferente entre os dois, é que Yusef não pretende reduzir o financiamento da polícia, mesmo tendo sido preso injustamente. Ele não teve voto em massa dos progressistas locais, mas teve o apoio do Dr Cornel West, professor e militante que concorre a presidência do Estados Unidos de maneira independente.

Leia mais notícias aqui: ‘Olhos que Condenam’: Ex-promotora que condenou jovens por estupro é acusada de racismo

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top