Festival Madureira reúne atrações gratuitas como Leci Brandão e Fundo de Quintal, no Rio

Leci-2-scaled.jpg

A partir desta sexta-feira (10), até sábado (11) e domingo (12), no mês da Consciência Negra, começa a segunda edição do Festival Madureira. O evento vai ocupar a quadra do Império Serrano, localizada na Zona Norte do Rio, com muita música boa para o público dançar e cantar em uníssono. Tudo de graça, o evento começa nesta sexta às 22h, e sábado e domingo a partir das 15h.

Nomes representativos da cultura do bairro, como Leci Brandão, Fundo de Quintal, Velha Guarda da Portela, Agbara Dudu, Samba de Caboclo, Festa da Raça, Samba da Dida, DJs e Jongo do Vale do Café, além das baterias da Portela e do Império e de festas, como a bombada Kilariô Afro Baile, já garantiram presença.

“O Festival Madureira é uma plataforma de visibilidade preta e suburbana. Foi criado pelos próprios artistas do bairro, que se uniram comigo de cinco anos pra cá na potente Rede Madureira. O evento é uma homenagem a esse bairro tão querido e importante e é fruto desse movimento que está botando Madureira de novo no epicentro da cena cultural da cidade”, avalia Marcos André Carvalho, idealizador e diretor artístico da empreitada.

Leci Brandão, será uma das atrações do festival em Madureira /Foto: Divulgação

Um dos berços do samba e do jongo carioca, Madureira viu nascer sob o seu Viaduto o tradicional Baile Charme que atrai multidões, assim como o famoso Mercadão de Madureira, onde se encontra de um tudo, de acessórios das religiões afro a artigos para casa. Os destaques do bairro vêm sendo valorizados pela Rede Madureira, que implantou uma incubadora de projetos locais e o primeiro circuito turístico da Zona Norte na região.

Realizado pelo Instituto Floresta e com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura Municipal do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher e do Rio Galeão, o Festival Madureira avança para o seu segundo ano consecutivo, garantindo o foco na cultura negra deste nobre bairro carioca que é a síntese maior da cultura afro do Rio.  

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Sexta, dia 10 de novembro, a partir das 19h

Festa Kilariô Afro Baile com atração surpresa e quatro DJs (Tamy, Talie, Júlio Rodrigues e Joss Dee)

INGRESSOS GRATUITOS:

https://www.sympla.com.br/evento/festival-madureira-dia-1-kilario-afro-baile/2218401

Sábado, dia 11 de novembro, a partir das 15h

Samba de Caboclo

Velha Guarda da Portela

Festa da Raça

Jongo do Vale do Café

Bateria da Portela

Zé Luiz do Império

Lemi Ayó

DJ Jada

Filhos da Águia

INGRESSOS GRATUITOS:
https://www.sympla.com.br/evento/festival-madureira-dia-2/2218365

Domingo, dia 12 de novembro, a partir das 15h

Leci Brandão

Fundo de Quintal

DJ Bieta

Nina Rosa

Samba da Dida

Cia de Aruanda e Homenagem às Baianas

Agbara Dudu

Bateria do Império Serrano e Império do Futuro

INGRESSOS GRATUITOS:

https://www.sympla.com.br/evento/festival-madureira-dia-3/2218376

FESTIVAL MADUREIRA, serviço
QUANDO: 10, 11 e 12 de novembro
ONDE: Quadra do Império Serrano – Avenida Ministro Edgard Romero, 114, em Madureira.

QUANTO: Ingressos gratuitos pelo Sympla
E MAIS: Censura livre
Evento sujeito a lotação!

Leia também: Após caso de racismo, Festival Liberatum se pronuncia: “é contra tudo que lutamos”

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top