Notícia Preta lança podcast sobre negritude e sociedade

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O portal Notícia preta lança neste domingo (22) o podcast ‘Diálogos Pretos’, que aborda temas e notícias atuais através de uma perspectiva antirracista e não-violenta da informação. O primeiro episódio deste podcast faz uma reflexão sobre o elevado índice de homicídios de negros no Brasil. Segundo o Atlas da Violência 2019: 75,5% das vítimas deste tipo de crime são negras.

Neste programa, apresentado pela a fundadora e editora-chefe do Notícia Preta, a jornalista Thais Bernardes, e pelos coordenadores do site Thiago Augustto e Igor Rocha, foram convidados três especialistas para debater sobre o tema: Samira Bueno,diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Coronel Íbis Pereira, ex-Comandante geral da PMERJ e Mônica Cunha, ativista e fundadora do Movimento Moleque, uma organização para mães de crianças que foram ameaçadas ou mortas pela Estado. 

O podcast conta com um olhar antirracista sobre as informações divulgadas na mídia tradicional mas também temas de sociedade e economia que atingem diretamente a comunidade negra.  o ‘Diálogos Pretos traz a cada episódio novos temas, convidados e conta ainda com a participação dos colaboradores do portal.

“O Diálogos Pretos’ nasceu de um pedido dos nossos leitores. Eles queriam mais do que ler as notícias em nossos sites e nossas redes sociais, eles queriam se aprofundar nos assuntos. A mídia chamada de tradicional é majoritariamente branca, e por este motivo muitas vezes têm manchetes e conteúdos arraigados de preconceitos, muitos deles interiorizados socialmente. Quando trabalhamos a escrita e a leitura antirracista, além de ser jornalistas negros escrevendo as matérias, nós analisamos os fatos com um olhar isento de racismo, estereótipos e preconceitos”, conta Thais.

Os episódios semanais, de cerca de 30 minutos de duração, estão disponíveis nas principais plataformas de streaming de áudio, todos os domingos à partir das 20h.   

Ouça também em:

Spotify: https://spoti.fi/2m7mB2g

iTunes: https://apple.co/2m3RCo1

Deezer: https://bit.ly/2mvpCKh

Soundcloud: https://bit.ly/2mq1LLK

APOIO-SITE-PICPAY

4 Comments

  • Teria como passar o rss/feed ou adicionar o podcast em outras plataformas, como Castbox e Pocket Cast ?

  • Guilherme Pereira

    (15/10/2019 - 21:11)

    O podcast é ótimo. Só acho que seria melhor se realmente fosse uma bate-papo. Com você e os convidados no mesmo lugar, debatendo sobre o assunto.

    • Olá Guilherme, valeu pela dica, mas esse modelo não é viável pra gente pois, estamos em estados diferentes. Além disso, a gravação de um podcast em estúdio requer um investimento e nosso site é voluntário, não recebemos nada para faze-lo. Justamente para melhorar nosso conteúdo estamos com uma vakinha, caso vc possa colaborar e/ou compartilhar nos ajudaria muito https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-o-noticia-preta

    • Anderson Pessôa

      (21/01/2020 - 13:11)

      Podcast não precisa ser necessariamente presencial, existe a internet e é melhor gravar à distância, pelo Skipe, que não gravar, acompanho vários podcasts produzidos assim

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.