Após seis décadas de existência, Turma da Mônica tem sua primeira família negra

Uma parceria da Maurício de Souza Produções com a ONU Mulheres, através do projeto “Donas da Rua”, viabilizou o lançamento de novos personagens na ‘Turma da Mônica’. Mauricio de Sousa, criador de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e tantos outros, anunciou a chegada da primeira família negra de suas histórias. Os novos personagens serão parte da família da garota Milena, que foi apresentada ao público em 2017, mas só agora seus pais e irmãos aparecem.

A família de Milena, que é formada por cinco pessoas, aparece na capa do gibi: a mãe, a veterinária Silvia; o pai, o publicitário Renato; sua irmã mais velha e adolescente, Solange, que é vocalista de uma banda de garagem; e seu irmão mais novo, Fabinho.

Na história, Milena tem 7 anos, adora futebol e tem uma autoestima forte, por isso se identifica logo com Mônica e Magali.  “É fundamental que as meninas e os meninos negros possam se reconhecer nas histórias em quadrinhos, desenhos e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir para isso”, diz Mônica Sousa, diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, à “Quem”.

Turma da Mônica com a família de Milena

Milena, a primeira menina negra nos gibis de Mauricio de Sousa, foi apresentada ao público em 2017. O primeiro personagem negro de Maurício de Sousa foi Jeremias, na década de 1960, antes da concepção de Mônica, Cebolinha e outros personagens brancos que se tornaram protagonistas.

“Estudamos lançar uma família negra há muitos anos. Já em 1960, no início da turminha, eu havia criado meu primeiro personagem negro, o Jeremias, antes ainda de criar a Magali, o Cebolinha, o Cascão e a própria Mônica. Mas não é fácil lançar novos personagens, já que dependem de um estudo de montagem de uma família, cada um com suas características visuais e, principalmente, de personalidade”, afirma o desenhista Mauricio de Sousa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: