MPT promove evento com vagas de emprego exclusivo para negros

APOIE O NOTÍCIA PRETA
O Afro Presença pretende promover a inclusão de negras e negros universitários no mercado formal de trabalho – Foto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT), através do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), promove a partir da próxima quarta-feira (30) o Afro Presença, um evento on line e gratuito, voltado para a inclusão de jovens negras e negros, universitários no mercado de trabalho. O encontro acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, os participantes terão acesso a vagas de trabalho, além de participarem de oficinas, palestras, debates e salas de entrevista virtuais. 

Em nota, o MPT diz que o evento é fruto de um incômodo que surgiu do debate organizado com movimentos sociais, empresas, sindicatos, universidades, entidades do poder público e membros da sociedade civil. “Constatou-se que negros ocupam uma parcela muito pequena de cargos estratégicos do mercado de trabalho e em cargos de liderança”, afirma o Ministério.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra representa 55,9% de todos os habitantes do país. Entretanto, uma pesquisa do Instituto Ethos, divulgada em 2016, mostrou que somente 4,7% dos cargos executivos das 500 maiores empresas brasileiras são ocupados por negros.

Pensando em diminuir essa desigualdade, o Afro Presença é exclusivo para pessoas negras e vai oferecer aos participantes oficinas de recursos humanos e painéis com universidades, empresas, agências de publicidade e escritórios de advocacia, além de promover debates, com o apoio de entidades, organismos internacionais e nacionais, sobre o mercado de trabalho onde negras e negros precisam ser inseridos. Os participantes também terão acesso a vagas de trabalho e poderão compartilhar os seus currículos, que serão enviados às empresas. 

Serviço

Afro Presença – Evento online e gratuito

Datas: 30/09, 01/10 e 02/10

Horário: 9h às 21h

Inscrições: www.afropresenca.com.br

Programação completa no site

APOIO-SITE-PICPAY

Samily Loures

Baiana em terras capixabas, é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Com atuação em publicidade social e pesquisa em Identidade Negra, acredita que a comunicação pode ser instrumento de mudanças sociais. Apesar de militante e sagitariana, consegue levar a vida com serenidade. E deboche.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.