Monumento com negro ajoelhado aos pés de Lincoln é removido de Boston

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Estátua símbolo da opressão racista é removida de Boston – Foto: Reprodução

Uma estátua do ex-presidente norte-americano, Abrahan Lincoln, com homem negro ajoelhado foi removida de Boston, na última terça-feira (29) por decisão tomada pelo gabinete do prefeito, Marty Walsh. 

A medida é uma das providências tomadas depois dos protestos contra a morte de George Floyd, em maio deste ano. O monumento foi criado com o intuito de homenagear a libertação dos escravos, ainda no século XIX, no entanto, não era visto como homenagem, mas como um símbolo que reforça o racismo. 

No monumento, Abrahan Lincoln está totalmente vestido, segurando o documento conhecido como Proclamação de Emancipação, que aboliu a escravidão no país, em 1863. Ao seu lado, um homem negro, seminu, aparece com algemas quebradas. 

Em julho deste ano, o Conselho de Artes de Boston decidiu remover a estátua. Em um comunicado, o gabinete do prefeito disse que “a decisão reconhece o papel da estátua em perpetuar preconceitos e obscurecer o papel dos negros norte americanos na luta da nação pela liberdade”. 

Ao todo, mais de 12 mil assinaturas foram coletadas para a retirada do monumento que foi doado pelo político e fundador do Museu de Boston, Moses Kimball. 

Galeria de Racistas

Em novembro deste ano, o Portal Notícia Preta, em parceria com outros coletivos, lançou a Galeria de Racistas. O trabalho é resultado de uma extensa pesquisa sobre monumentos brasileiros que homenageiam figuras escravagistas que cometeram diversos crimes contra a humanidade. A Galeria de Racistas é uma ação afirmativa que tem como objetivo expor a verdadeira história dos escravagistas exaltados que apenas servem como forma de perpetuar o racismo. O projeto é uma forma de provocar na sociedade a mesma reflexão causada por outros protestos ocorridos no mundo.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.