Vini Jr. recebe medalhas e homenagens em cerimônia no Rio de Janeiro

WhatsApp-Image-2023-07-05-at-12.38.52.jpg

Nesta quarta-feira (05) o jogador Vini Jr recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a Medalha Tiradentes e o título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no Estádio Jornalista Mário Filho, Maracanã, na capital carioca. Além disso, o atacante também garantiu sua marca na calçada da fama do estádio, assim como outros grandes jogadores brasileiros, como Pelé.

Durante o evento, o jogador falou sobre o momento. “Espero que a minha família esteja orgulhosa de mim e tudo que eles fizeram para eu chegar até aqui. É um dia muito especial porque eu sou muito novo e não esperava isso tão novo… estrear no Maracanã e poder receber tantos prêmios no estádio” comentou Vinicius Junior. Durante o evento a Lei Vini Jr. também foi sancionada.

Imagem de Vini Jr. com as medalhas que recebeu durante a homenagem no Maracanã /Foto: Evelyn Lee

Uma das medalhas recebidas pelo jogador foi a Medalha Pedro Ernesto, a principal honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A proposta de conceder a honraria ao atleta foi da vereadora Monica Cunha (PSOL), presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo.

Já a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio, foi entregue pela deputada estadual Verônica Lima. A homenagem ao jogador partiu do Projeto de Resolução 148/2023, de autoria da deputada, que foi aprovado pelo plenário do parlamento.

Esse é um momento muito feliz, de muita alegria pra nós que somos combatentes do racismo estrutural. Queria dizer que o Vini Jr mereceu muito essa medalha que está no peito dele. Ele, que é um jovem multicampeão dentro dos gramados, fez uma coisa muito importante para aqueles que combatem o racismo”, comentou a deputada estadual Verônica Lima.

Momento em que a vereadora Monica Cunha (PSOL) entrega a Medalha Pedro Ernesto ao jogador /Foto: Caio Oliveira

Essa medalha representa o que eu vim de fato fazer na Câmara Municipal que é impulsionar jovens negros a lutarem pelos seus direitos, a combaterem o racismo. Vinicius é a prova de que cultura e educação podem mudar a vida dos familiares”, declarou a vereadora Monica Cunha.

As homenagens foram entregues ao jogador não apenas pelo seu desempenho enquanto atleta mas também pela sua contribuição para a luta contra o racismo dentro e fora de campo.

Vini Jr, que joga pelo Real Madrid, foi alvo de uma série de ataques racistas durante jogos pelo Campeonato Espanhol, e o último deles, ocorrido no dia 21 de maio, durante um jogo contra o Valencia. Na ocasião o jogador acabou expulso de campo injustamente, e o caso tomou grande proporção mundial.

Mas além das lutas que enfrenta contra o preconceito, o atacante também promove a diferença. Ele é fundador e presidente do Instituto Vini Jr., que trabalha fortalecendo a educação pública através da tecnologia e do esporte, beneficiando crianças de 6 a 10 anos de idade.

Leia também: Alerj aprova Lei Vini Jr, que prevê a paralisação dos jogos no estado em casos de racismo

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top