“Moda de Terreiro” lança catálogo digital no Rio

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Mãe Nilce de Iansã – Foto: Alex Ferro

Na próxima sexta-feira (7), o Ilê Omolu Oxum – um dos terreiros de Candomblé mais tradicionais do Rio de Janeiro lança de forma virtual um catálogo digital com a coleção que leva o nome ‘Moda de Terreiro’. O projeto é capitaneado por Mãe Nilce de Iansã, Iyá Egbé (responsável pelas ações comunitárias do terreiro), que na ocasião fala sobre a importância das tradições na confecção das indumentárias ritualísticas e os desafios das atividades relacionadas à moda nesse momento de isolamento social.

Com o lançamento do catálogo Moda de Terreiro queremos dar continuidade ao trabalho que existe desde 2013 e foi duramente atingido pela pandemia. No Ilê Omolu Oxum, nós aprendemos desde a iniciação, sobre a importância da relação entre o Candomblé, memória e estas indumentárias. Seguimos o exemplo da nossa Iyalorixá, Mãe Meninazinha de Oxum, que aprendeu com sua mãe de santo e avó materna, Iyá Davina de Omolu. Até hoje preservamos a máquina de costura de Iyá Davina no Museu Memorial dedicado à ela“, conta Mãe Nilce

Leia também: Alerj aprova tombamento do terreiro de Joãozinho da Gomeia

Ela também relembra que muitas mulheres aprenderam a costurar naquela máquina, inclusive sua mãe biológica, Mãe Dininha de Oxóssi. ”O nosso saber é ancestral, daí a importância desse legado ser repassado para os mais jovens, garantindo a continuidade das nossas tradições”, conclui a Yalorixá.

O evento é remoto e estará no ar na página do Facebook do Ilê a partir das 18 horas.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.