Afrikerança: Maricá recebe o evento que exalta o matriarcado africano

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O grupo Matriarcado Ancestral do Brasil realiza neste sábado (27) a segunda edição do Afrikerança, na cidade de Maricá, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, das 9 às 18h. Segundo a organização, o evento tem programação que visa combater o racismo e principalmente violência contra a mulher.

Reunião do Matriarcado – Foto: Afrikerança

Para Ìyálode Ojéwunmi Rosângela D’Yewa, idealizadora e coordenadora do evento, a comunidade precisa de mais afeto, para que a natureza retribua aos humanos. “Nos reunimos neste momento de tantas perdas à Grande Mãe Terra – assim como todas as mães – que precisam de grandes quantidades de bênçãos em forma de amor, acolhimento, troca de saberes e energia vital”, comenta.

A comitiva de Matriarcas é formada pelas  Iyalode Ojéwunmi Rosângela D’Yewa, Iyakekere Penha de Yewá, Mãe Moema de Yemonja, Marcia Davila D’Osun, Iyaloriṣa Maristela de Oṣun, Mãe Deusa de Bessen, Yalorisa Juçara de Yemonja, Ìyámoro Regina de Oyá e Mãe Mônica de Aganjú.

Leia também: “Moda de Terreiro” lança catálogo digital no Rio

“Neste dia a meta é desenvolver um novo comportamento psicossocial pós-crise pandêmica, a partir de saberes e diversidades de conhecimentos ancestrais, valorizando o papel da mulher, mãe biológica ou não, neste momento  onde a sororidade e a solidariedade são a base da reconstrução de uma nova realidade”, completa Ìyálode Ojéwunmi Rosângela D’Yewa.

2º Afrikerança – Matriarcado Ancestral do Brasil

Local: Arena do Flamengo (Av. Roberto Silveira, sn, Flamengo – Centro de Maricá), de 09h às 18h.

Para acompanhar as atividades do Grupo Matriarcado Ancestral do Brasil, acesse página Ìyálode.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.