Fundação Cultural Palmares premia 100 iniciativas culturais no edital Arte do Quilombo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O edital da Fundação Cultural Palmares incetiva projetos de pessoas negras que podem ser quilombolas e não-quilombolas

A Fundação Cultural Palmares (FCP) vai premiar 100 de membros de Comunidades Remanescentes de Quilombos e não quilombolas autodeclarados negros através do edital Arte do Quilombo. A inscrição do projeto pode ser feita até 23 de setembro com investimento de R$ 688 mil para as premiações.

Serão escolhidos quatro propostas por categoria – Música, Dança, Teatro, Leitura, escrita e oralidade, e, Artesanato –, sendo 20 prêmios individuais de R$ 6.880,00 para cada região do país. Devido a pandemia e a necessidade de manter o isolamento social, as inscrições são aceitas exclusivamente pelo e-mail artedoquilombo2020@gmail.com.

Os concorrentes devem encaminhar um vídeo entre 03 (três) e 10 (dez) minutos, apresentando seus trabalhos, quando performances artísticas de músicas, coreografias, etc. Para a categoria Artesanato, o candidato deverá encaminhar entre 10 e 15 fotografias apresentando os seus produtos. O edital do processo pode ser encontrado no site da Fundação Cultural Palmares.

A Fundação Cultural Palmares informa que será eliminada, em qualquer fase do processo, a candidatura que tiver sua atuação e/ou material comprovadamente associado ao desrespeito aos direitos humanos.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

3 Comments

  • […] Fonte: Fundação Cultural Palmares premia 100 iniciativas culturais no edital Arte do Quilombo […]

  • Bem, penso que enquanto aquela figura permanecer por lá, não devemos fazer nada com eles. Isso é resistência também.

    • Daiane Oliveira

      (06/09/2020 - 14:55)

      E a verba da Fundação é deles ou é nossa? E se não for utilizada vai para onde, volta para o tesouro para ficar parada por anos? Me desculpe, mas isso é uma militância sem estratégia. Se temos direito, peguemos o valor e utilizemos para popularizar, ampliar e ajudar os nossos é verba de cultura para população negra e quilombola. Imagine aí mais conteúdo de cultura negra/quilombola na internet, audiovisual, não ia ajudar? Não seria mais útil? Então… Se a gente usar esse discurso de é de fulano de tal, não devemos nem lutar pelo auxílio emergencial. O dinheiro não é deles, é nosso!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.