Katy Perry é acusada de racismo e tem linha de sapatos blackface retirada do mercado

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Após lançar uma coleção de sapatos considerados racistas por lembrar blackface, a cantora Katy Perry pediu desculpas publicamente. O modelo foi desenhado pela própria artista para uma marca de roupas. As sandálias e mocassins, projetados com um rosto com lábios vermelhos proeminentes, não estão mais à venda em varejistas como o Walmart.


Após a polêmica a cantora e a Global Brands Group pediram desculpas pela marca “Ora Face Block Heel Sandal” e “Rue Face Slip On Loafers”.Katy desenhou dois modelos de sapatos, um preto e um dourado, que foram considerados uma afronta pelo movimento negro.

Katy Perry acusada de racismo lança linha de sapato blackface


Segundo os comentários de alguns internautas, estes sapatos fazem lembrar a “blackface”, pática teatral de atores que se coloriam com o carvão para representar personagens negros.


A artista a explicou a escolha do design. “The Rue and The Ora faziam parte de uma coleção que foi lançada no último verão em 9 cores diferentes (preto, azul, ouro, grafite, chumbo, nude, rosa, vermelho, prata) e concebida como um aceno à arte moderna e ao surrealismo. Fiquei triste quando soube que ela estava sendo comparada a imagens dolorosas que lembram o blackface. Nossa intenção nunca foi infligir qualquer dor. Nós removemos imediatamente os produtos do katyperrycollections.com”, disse a cantora no comunicado.

No ano passado Perry foi acusada de apropriação cultural por se vestir como uma gueixa para uma performance de uma premiação em 2013, e colocar seu cabelo em trancinhas no vídeo de seu single This Is How We Do. “Cometi vários erros”, disse ela em 2017. “Eu nunca vou entender, mas posso me educar e é isso que estou tentando fazer ao longo do caminho.”


Esta é a segunda vez em menos de uma semana que uma grande marca faz blackface em suas peças. Na semana passada, a Gucci tirou de linha um suéter balaclava preto que tinha na gola lábios grossos e vermelhos. Em dezembro, a Prada retirou uma série de acessórios que se assemelhavam a macacos negros de boca carnuda.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.