Doutor Gama: filme será exibido no maior festival de cinema negro do mundo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O filme brasileiro “Doutor Gama”, dirigido por Jeferson De, será exibido no American Black Film Festival (ABFF) que é o maior festival de cinema negro do mundo e está completando 25 anos desde sua criação. Não é o primeiro filme de Jeferson na exibição cinematográfica, a obra Revolta dos Malês também participou do ABFF em 2020.

Foto tirada em Paraty (RJ), durante as filmagens do longa – Foto: Divulgação

O evento será entre os dias 3 a 7 de novembro e é uma porta de entrada para outras premiações importantes, como o Oscar e o British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) com a tradução para o português “Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão”. O festival já premiou artistas relevantes para a comunidade negra como Queen Latifah, Samuel L. Jackson e o filme Legado, que tem como protagonista Idris Elba.

O filme é estrelado por Cézar Melo, que faz o papel de Luiz Gama adulto e Pedro Guilherme quando criança, além de Mariana Nunes, Zezé Mota e Isabél Zuaa. Os Produtores foram Egisto Betti, Sabrina Bitencourt e Heitor Dhalia, e a produção da obra foi da Globo Filmes.

Leia também: ‘Pantera Negra 2’ terá retorno do músico sueco Ludwig Goransson na trilha sonora

Doutor Gama retrata a história do advogado e líder abolicionista, Luiz Gama, homem livre que, aos 10 anos de idade, foi vendido pelo seu próprio pai a um contrabandista no Rio de Janeiro. Tempos depois, junto com um grupo de 100 pessoas, fugiu e foi de Santos a São Paulo andando.

Na capital paulista, trabalhou como cervo em uma casa de uma família branca, e já adulto ele aprendeu a ler e escrever, conseguindo autorização para advogar depois de ser ouvinte nas aulas do curso de direito na Universidade de São Paulo (USP). Nos tribunais, ele fez amizades, sendo responsável por libertar 500 pessoas escravizadas que o procuraram pleiteando a liberdade.

APOIO-SITE-PICPAY

3 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.