2ª Mostra Taturana de Cinema apresenta filmes dirigidos por negros e indígenas

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Na próxima terça-feira (14) terá início a 2ª edição da Mostra Taturana de Cinema 2021: Democracia e Antirracismo, que se estenderá até o próximo domingo (19). O evento será realizado no Brasil e em Portugal, devido a isso, será de modo alternado, com programação online e presencial.

Cena do filme Espero Tua Revolta, em cartaz na Mostra em 2019 – Foto: Divulgação

A curadoria da Mostra selecionou 23 filmes dirigidos por pessoas negras e indígenas e promoverá nove sessões presenciais, debates, encontros, oficinas e rodadas de conversas com lideranças e intelectuais de diferentes áreas do conhecimento. As escolhas dos filmes refletem o conceito desta edição da Mostra, que será dividida em seis eixos temáticos, nos quais os filmes se organizam.

Na Mostra Taturana, serão exibidos curtas e longas-metragens documentais sob a premissa de que não é possível debater democracia sem se comprometer com a luta antirracista. O evento será transmitido pela plataforma de Streaming Todes Play e a Oficina Cultural Alfredo Volpi, acontecerá de modo presencial em salas do circuito SPCine (São Paulo – Brasil) e no Museu do Aljube (Lisboa – Portugal).

No Brasil, programação se encerra com a Caminhada São Paulo Negra, que faz um resgate de lugares importantes da histórias dos negros na cidade de São Paulo. O tour será realizado por um Guia Negro. Em Portugal, a Caminhada Lisboa Negra será conduzida pela Batoto Yetu Portugal.

A semana do evento foi escolhida devido a celebração do Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro, e o objetivo de ampliar as discussões e democratizar o acesso ao cinema.

O evento será organizado pela Taturana Mobilização Social, em parceria com Coalizão Negra por Direitos, Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e Wonder Maria Filmes (Portugal). Confira a Programação Completa

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.