Converse lança coleção em homenagem aos ícones negros do basquete americano

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Converse‘s Breaking Down Barriers collection

A mais recente coleção de calçados da Converse, a Converse‘s Breaking Down Barriers collection, lançada na última quinta-feira (23) homenageia os ícones do basquete Chuck Cooper, Earl Lloyd e Nat Clifton. Há 70 anos os três atletas negros enfrentaram o racismo, quebraram barreiras e integraram a NBA.

Em abril de 1950, ao ser selecionado 13º no geral pelo Boston Celtics durante o draft da NBA, Charles “Chuck” Cooper se tornou o primeiro negro da história a jogar em uma equipe da liga americana. Cooper jogou por quatro anos no time e é considerado por muitos um dos maiores jogadores da história do Boston Celtics.

Cooper

Nat Clifton foi o segundo jogador afro-americano a ser convocado pela NBA depois de Chuck Cooper e a assinar um contrato da liga americana de basquete com o New York Knickerbockers. Durante seu tempo com o Knicks, ele ajudou o time a chegar às finais da NBA e foi nomeado All-Star da NBA aos 34 anos. Sua última temporada foi disputada em Detroit entre 1957-58.

Clifton

Juntamente com Cooper e Clifton, Lloyd se tornou um dos primeiros afro-americanos a jogar na NBA. Ele jogou no Syracuse National e no Detroit Pistons. O racismo que os jogadores negros enfrentaram nos primeiros anos da NBA era tão absurdo que uma vez Lloyd chegou a ser cuspido por um torcedor. “Minha filosofia era: se eles não estavam te ofendendo, você não estava fazendo nada. Se eles te xingam é por que você os está machucando”, contou Lloyd em uma entrevista.

Lloyd

Os três atletas são homenageados na coleção Breaking Down Barriers através da Chuck Taylor, o primeiro calçado de performance e cada modelo está relacionado às suas respectivas primeiras equipes – o New York Knicks, o Boston Celtics e o Washington Capitols. A coleção conta ainda com o modelo Pro Leather, representando os Knicks, Celtics e Pistons.

A coleção Breaking Down Barreiras está a venda na loja online da Converse. A marca doará parte do que for arrecadado com a venda dos calçados às associações e fundações criadas pelos atletas. Nat Clifton – Associação Americana do Coração; Chuck Cooper – A Fundação Chuck Cooper, uma organização sem fins lucrativos; Earl Lloyd – Fundação Earl Lloyd, uma organização sem fins lucrativos

Após deixarem a liga, Chuck Cooper, Earl Lloyd e Nat Clifton continuaram a luta antirracista promovendo ações que ajudem as futuras gerações a quebrarem as barreiras do preconceito. Clifton permaneceu ligado à comunidade dos New York Knicks, e por desenvolver importantes projetos, foi homenageado tendo seu nome em um dos Prêmios Black History Maker. Ele morreu em 1990. Cooper, concluiu um mestrado em serviço social, e rompeu outras barreiras na sua cidade natal de Pittsburgh, tornando-se o primeiro diretor afro-americano na história do governo da cidade e, posteriormente, promoveu ações afirmativas no Pittsburgh National Bank, como oficial de assuntos urbanos. Ele faleceu em 1984. Lloyd se dedicou orientação e ajuda às crianças carentes e morreu em 2015.


APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.