Começou o prazo de inscrições do Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Começaram as inscrições para o  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade – Encceja PPL 2020. As inscrições vão até o dia 18 de junho e devem ser feitas no site do Inep, as provas para o ensino fundamental e médio serão aplicadas nos dias 13 e 14 de outubro de 2021.

O Encceja é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criada em 2002 para avaliar o conhecimento de jovens maiores de 15 anos que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio. Ao alcançar o resultado necessário o candidato recebe o certificado de conclusão dos estudos e possui o mesmo valor de um diploma de uma escola de ensino fundamental ou médio.

O responsável pedagógico será o responsável por pessoas privadas de liberdade e jovens que estão sob medidas socioeducativas, o profissional deve entrar na página do participante, fazer a inscrição, verificar a divulgação dos resultados, determinar as salas das provas dos participantes e a transferência entre as unidades, se necessário. Caso o participante tenha a liberdade concedida, o profissional deve o desinscrever do exame.

Leia também: Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de países com mais presos no mundo, considerando o número absoluto de detentos

Estará disponível duas opções de prova: Encceja para o ensino fundamental, com idade mínima de 15 anos completos no dia de realização do exame, e Encceja para ensino médio, que exige idade mínima de 18 anos completos na data de realização do exame. É necessário que durante a inscrição o responsável pedagógico selecione qual exame irá ser feito e quais áreas o candidato deseja fazer. Caso o candidato possua declaração de proficiência parcial em algumas áreas, não será necessário que refaça a matéria. Porém o candidato que não possuir uma declaração de proficiência parcial, deverá marcar todas as alternativas.

As provas do Encceja PPL possuem o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. Serão quatro provas, todas objetivas, com 30 questões cada e uma redação. A única diferença entre as duas provas é sua aplicação, o Encceja PPL ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas. Jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos poderão participar.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.