Os eleitores de Montgomery, Alabama, cidade do sul considerada o berço do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, elegeram seu primeiro prefeito negro.
Steven Reed, um juiz de 45 anos, venceu facilmente a eleição contra o dono do canal televisão local, David Woods, recebendo 32.918 votos contra os 16.010 de seu oponente.
“Esta eleição nunca foi sobre mim”, declarou Reed no comício da vitória. “É sobre os sonhos e esperanças que temos como indivíduos e como coletivo nesta cidade”, acrescentou. Capital do Alabama, Montgomery tem uma população de cerca de 200.000 pessoas, das quais 60% são negras. Foi fundada em 1819.
Foi lá que Rosa Parks acabou presa em 1955. Negra, ela se recusou a ceder seu assento no ônibus para um homem branco, em um gesto considerado a semente do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos.
O líder dos direitos civis Martin Luther King Jr. pregou em uma igreja batista em Montgomery, e a cidade também foi palco de vários protestos contra a segregação racial.