Berço dos direitos civis nos EUA, cidade de Montgomery elege primeiro prefeito negro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Os eleitores de Montgomery, Alabama, cidade do sul considerada o berço do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, elegeram seu primeiro prefeito negro.

Steven Reed, um juiz de 45 anos, venceu facilmente a eleição contra o dono do canal televisão local, David Woods, recebendo 32.918 votos contra os 16.010 de seu oponente.

“Esta eleição nunca foi sobre mim”, declarou Reed no comício da vitória. “É sobre os sonhos e esperanças que temos como indivíduos e como coletivo nesta cidade”, acrescentou. Capital do Alabama, Montgomery tem uma população de cerca de 200.000 pessoas, das quais 60% são negras. Foi fundada em 1819.

Foi lá que Rosa Parks acabou presa em 1955. Negra, ela se recusou a ceder seu assento no ônibus para um homem branco, em um gesto considerado a semente do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos.

O líder dos direitos civis Martin Luther King Jr. pregou em uma igreja batista em Montgomery, e a cidade também foi palco de vários protestos contra a segregação racial.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.