Elton Medeiros, grande personalidade do samba, morre aos 89 anos

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O sambista, Elton Medeiros morreu aos 89 anos, vítima de uma pneumonia. O cantor havia passado mal na segunda feira (2) e foi levado para a Casa de Saúde Pinheiro Machado, que fica em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua morte foi confirmada as 20h15 desta terça feira (3).  O velório e enterro do compositor, sambista e radialista aconteceu na tarde de hoje no cemitério do Catumbi, no Centro do Rio e reuniu amigos, familiares e colegas de profissão, como Teresa Cristina e Paulinho da Viola.


(foto: Silvana Marques/ Divulgação)

Nas redes sociais amigos como Zeca Pagodinho, Nelson Sargento e Teresa Cristina postaram homenagens ao sambista. 

“Éramos 5 Crioulos! O meu grande amigo, parceiro, sambista e grande mestre Elton Medeiros foi se encontrar com os amigos Jair do Cavaquinho, Mauro Duarte. Com certeza está sendo recebido com uma grande roda de samba! ”, escreveu Nelson Sargento.

“ Vá em paz, Elton Medeiros! O Brasil agradece suas lindas canções! ”, escreveu Zeca.

Elton Medeiros era um dos grandes gênios do samba brasileiro. Começou aos 17 anos tocando durante o dia na Orquestra Juvenil de Estudantes, e a noite tocava trombone na gafieira Fogão de Uriel Azevedo. O artista também integrou o grupo Os Cinco Crioulos junto de Nelson Sargento. Em 1975, ao lado de Wilson Moreira, Nei Lopes, entre outros, participou da fundação do Grêmio Recreativo de Artes Negras Quilombo, idealizado por Candeia. Entre os trabalhos mais conhecidos do sambista estão O Sol Nascerá, criado em parceria com Cartola e lançado em 1964 na voz de Nara Leão e Peito Vazio de 1976. 


APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.