Universidade Católica de Pernambuco oferece 300 bolsas de inclusão racial

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Alunos que passaram pelo processo em 2019 – Foto: Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) disponibiliza 300 bolsas de 50% ou 100% para jovens negros e indígenas. A bolsa integral vai depender das condições sociais do candidato. Ao todo, são 37 cursos disponíveis e a seleção dos candidatos será pela nota do Enem.  A matrícula para o vestibular 2020.2 deve ser feita no site vestibular.unicap.br até o dia 15 de julho. Mais informações pelo fone (81) 2119.4016 ou pelo WhatsApp (81) 994444387. 

Para Elaine Oliveira, que conseguiu a bolsa integral no ano passado, a bolsa foi a oportunidade dela entrar numa universidade.

”Fiquei muito feliz com a oportunidade. Sou moradora da periferia do Recife – morro na Bomba do Hemetério – e não teria condições de pagar uma universidade. A mensalidade é fora da minha realidade financeira, mas consegui ser aprovada e ganhar a bolsa 100%”, contou a estudante de jornalismo.

1 – Quais são os critérios adotados na concessão da bolsa?
– Ser a primeira graduação;
– Ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral;
– Renda per capita do grupo familiar de até 1,5 salário mínimo.

2 – Quais documentos preciso levar?
– RG e CPF (Certidão de Nascimento para os menores de 18 anos que ainda não possuam RG).
– Comprovante de haver cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ou em instituição privada, na condição de bolsista integral.
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (de todos os maiores de 18 anos)– Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (recibo)
– Certidão de casamento
– Contas de energia, água, telefone fixo e/ou móvel e condomínio (último mês).
– Comprovante de rendimentos.Veja mais detalhes da documentação no link http://www.unicap.br/bolsas/index.php/bolsa-de-assistencia-social/

3 – Se eu passar nos critérios raciais, tenho a vaga garantida?
– Não. O processo seletivo dará prioridade à nota do Enem apresentada pelo candidato, que pode ser a de 2016, 2017, 2018 ou 2019. Depois que o candidato for aprovado, ele será submetido à análise dos critérios raciais. Caso ele não atenda aos critérios raciais, o candidato pode ser contemplado com bolsa de assistência social de 100%, dependendo da sua condição socioeconômica.

4 – Fiz a inscrição em etapas anteriores do processo seletivo do Enem e não passei. Posso tentar de novo? – Pode.

5 – Já sou aluno da Católica, também tenho direito à bolsa?
– Este programa de bolsas foi criado no dia 12 de agosto de 2019 e é válido para os novos alunos. No entanto, os alunos veteranos da Unicap podem solicitar uma análise de seu perfil, a partir do mês de setembro, na Divisão de Ação Social (DAS), localizada no térreo do bloco B. O telefone é o 2119-4158.

6 – Tem para Medicina? – Não. Todas as vagas de bolsas 100% para Medicina são preenchidas pelo Prouni.

APOIO-SITE-PICPAY

Thiago Augustto

Um filho negro adotado. Thiago Augustto faz questão de marcar sua existência pela raça e pela oportunidade de viver. Transformou o tabu da adoção num grande motivo de orgulho. É criador de conteúdo e palestrante. Se formou em jornalismo em 2014, desde então, trabalha na TV Globo Recife, atuando como produtor e repórter. No Notícia Preta, é editor e coordena os colaboradores das regiões norte e nordeste. Em 2021, criou o Futuro Black - um banco de talentos e de fontes profissionais pretas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.