Virgil Abloh, diretor criativo da Louis Vuitton e criador da Off White, morre aos 41 anos

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Um dos principais nomes do mundo da moda na atualidade, o designer da Louis Vitton e da Off White, Virgil Abloh, morreu neste domingo (28), aos 41 anos, em decorrência de um câncer. O estilista americano estava em tratamento contra um tumor cardíaco maligno. Abloh foi diagnosticado em 2019 com um angiossarcoma cardíaco, uma forma rara de câncer em que um tumor ocorre no coração.

Virgil Abloh na passarela durante desfile da Off-White na Semana de Moda de Paris, em 2019. Foto: Thibault Camus/AP

Filho de pais ganeses, Abloh nasceu em Illinois, nos EUA. Em 2013 criou a Off White, chamando a atenção do grupo LVHM. Ele se tornou em 2018 o primeiro estilista e diretor criativo negro a ser contratado pela Louis Vuitton, tornando-se um dos mais influentes nomes da moda nos últimos anos. A notícia sobre a morte do artista foi dada em suas redes sociais.

Em comunicado na conta do instagram do designer, a família falou sobre sua luta contra o câncer “Ele optou por enfrentar sua batalha em particular desde seu diagnóstico em 2019, passando por vários tratamentos desafiadores, ao mesmo tempo em que dirigia várias instituições importantes que abrangem moda, arte e cultura. Nós estamos devastados em anunciar o falecimento do nosso amado Virgil Abloh, um pai, marido, filho, irmão e amigo fortemente dedicado”, diz o post.

Leia também: O Designer Virgil Abloh ganha mais espaço no grupo que gerencia a Louis Vuitton

Também no Instagram, a marca LVHM publicou uma nota, dizendo-se devastada com a morte do estilista. “Virgil não era apenas um designer genial, um visionário, ele também era um homem com uma bela alma e grande sabedoria. A família LVMH junta-se a mim neste momento de grande tristeza, e todos pensamos nos seus entes queridos após o falecimento do marido, do pai, do irmão e do amigo”, disse o CEO, Bernard Arnault.

Além de diretor artístico da coleção masculina da Louis Vuitton e CEO da marca Off White, Abloh foi eleito uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Ele era um dos queridinhos entre os famosos e vestia celeridades como Justin Bieber e Drake. Com sua forte influência, Virgil se engajava em em causas sociais. Após o brutal assassinato de George Floyd, o designer realizou um leilão para um de seus tênis, o Air Jordan 4 x Off-White, arrecadando cerca de R$ 1 milhão para o Black Lives Matter.

Quando foi contratado pela Louis Vuitton, em março de 2018, Abloh marcou um novo capítulo na história da moda: levou o streetwear (moda de rua) para o exigente mundo das marcas de luxo, criando peças sofisticadas inspiradas na vida urbana. Em entrevista ao Fast Company, em junho de 2020, Virgil disse: “Não fui feito para um pódio, mas vou projetar um pódio que crie uma mudança no sistema”.

APOIO-SITE-PICPAY

Jersey Simon

Jornalista, especialista em Comunicação estratégica, empreendedor. Na luta por um Reino de Justiça e paz.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.