Antônio Pitanga recebe Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal de Salvador

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Embarque Imediato / Foto: Caio Lirio

Em cartaz com o espetáculo Embarque Imediato, até o dia 16 de junho, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, o baiano Antônio Pitanga será homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares, atribuída a pessoas, grupos ou entidades que se destacam na luta em defesa dos afrodescendentes e no combate ao racismo e à intolerância religiosa. A cerimônia acontece na Câmara Municipal de Salvador, nesta quinta-feira (6), às 15h.

O espetáculo Embarque Imediato, com texto inédito de Aldri Anunciação e direção de Marcio Meirelles, Antônio Pitanga contracena pela primeira vez com seu filho, o também ator Rocco Pitanga. A obra apresenta um encontro entre um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro ou entre a África e a diáspora. Ou entre pai e filho em cena.

Embarque Imediato Foto: Caio Lirio

A honraria é uma realização da Câmara Municipal de Salvador, idealizada pela deputada estadual Olívia Santana, em reconhecimento ao trabalho artístico de Antônio Pitanga e sua contribuição para a cultura da Bahia e do Brasil, ao longo dos últimos 59 anos. “Pitanga orgulha a Bahia pelo trabalho que realiza, pelo compromisso que tem com as questões vinculadas à defesa dos direitos humanos, ao acesso e promoção da cultura, e por ser um exemplo de pai”, destacou Olívia.

Prestes a completar 80 anos, o filho de Dona Maria da Natividade, nasceu no Pelourinho e ganhou o mundo ainda muito cedo. Pitanga foi parte da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde aprimorou o dom nobre, para posteriormente protagonizar grandes obras no teatro, cinema e televisão.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.