‘A Quatro Vozes’ canta o Clube da Esquina em Osasco (SP) pela Caravana Sotaques do Brasil

A-Quatro-Vozes-em-Trio-foto-Agueda-Amaral-2.jpg

O projeto Caravana Sotaques do Brasil apresenta o show A Quatro Vozes em Trio – Canta o Clube da Esquina, nesta quinta-feira (31), no Teatro Municipal Glória Maria Garcia Giglio, em Osasco (SP). A apresentação às 20h, tem ingressos gratuitos. A ‘Quatro Vozes’, nascido como um quarteto vocal e, atualmente, em trio, é formado pelas irmãs Dora Otaviano, Jurema Otaviano e Jussara Otaviano.

Elas cantam acompanhadas pelos violões de Brau Mendonça e Marquinho Mendonça.O grupo vocal mineiro concebeu o espetáculo para celebrar os 50 anos do Clube da Esquina, movimento musical que projetou a música mineira no cenário nacional e mundial.

O show ‘A Quatro Vozes em Trio’ canta o Clube da Esquina faz uma reverência – de mineiras para mineiros – às músicas nascidas nas montanhas, cachoeiras e garimpos de Minas Gerais. O grupo, de Guaxupé, no Sul de Minas, alimentava há muito tempo o desejo de homenagear o Clube da Esquina, nascido na região central mineira, e celebrar a música criada por Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges e Beto Guedes, entre outros, cuja sonoridade singular e genial se tornou patrimônio da cultura musical brasileira.

As irmãs Dora Otaviano, Jurema Otaviano e Jussara Otaviano se apresentando /Foto: Agueda Amaral

Reconhecido como uma das referências entre os grupos vocais contemporâneos de MPB, o do A Quatro Vozes em Trio tem como principais características a brasilidade, o som negro e a música do interior de Minas Gerais. Seu trabalho tem circulado por muitos espaços, teatros, escolas e festivais, alcançando quase todo o território nacional, além de ter no currículo apresentações internacionais em países como Uruguai, Portugal, Cuba e Angola.

Esta terceira edição do projeto Caravana Sotaques do Brasil consiste em 12 apresentações gratuitas de música popular brasileira nos mais diversos estilos, promovendo o encontro de artistas cujos trabalhos são de reconhecida relevância cultural pela originalidade e criatividade. Os shows acontecem espaços públicos – praças e teatros – de oito cidades do Estado de São Paulo, fazendo um passeio pela nossa cultura popular, expressa em ritmos como samba, baião, xote, cantigas de roda, cancioneiro popular, samba rock, bumba meu boi e MPB contemporânea. A proposta é promover não só a difusão dos artistas, mas também a formação de público e a democratização do acesso à cultura musical.

Idealizada pela Pôr do Som Produções, aCaravana Sotaques do Brasil foi viabilizada por meio de recursos do ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Os artistas/grupos que formam esta edição são: A Quatro Vozes, Tião CarvalhoMarco VilaneLuana BayôCris Barulins e Zé Eduardo, entre outros, que apresentam repertórios de músicas autorais, acompanhadas de composições referenciais de autores brasileiros. A Caravana – iniciada em 22 de julho de 2023 – vai percorrer 3.000 km, passando por São Luiz do Paraitinga, Ubatuba, Osasco, Cosmópolis, Guararema, Santos e outras. E, visando democratizar o acesso e ampliar o alcance do projeto, dois shows serão realizados em vídeo e disponibilizados no YouTube da Pôr do Som Cultural.

FICHA TÉCNICA | Caravana Sotaques do Brasil – Idealização/realização: Pôr do Som Produções. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Curadoria e direção artística: Sérgio Mendonça. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Produção: Felipe Trovareli. Direção de arte e cenografia: Iva Pinheiro. Técnico de som: Rodrigo Carraro. Transporte: Isa Vans. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Projeto viabilizado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Serviço

Show: A Quatro Vozes em Trio – Canta o Clube da Esquina

Projeto: Caravana Sotaques do Brasil

Data: 31 de agosto. Quinta, às 20h

Local: Teatro Municipal Glória Maria Garcia Giglio

Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Campesina. Osasco/SP.

Ingressos: Gratuitos – Retirar 1h antes no local.

Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.

Na rede: @pordosomcultural | @aquatrovozes

Leia também: Espetáculo ‘Otelo, o Outro’ faz releitura da obra de Shakespeare no Centro Cultural São Paulo

Deixe uma resposta

scroll to top