11 de agosto: é dia dos estudantes defenderem a democracia!

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Por Jade Beatriz*

A história do Brasil e do mundo é repleta de acontecimentos nos quais os estudantes são protagonistas. Na ditadura militar os estudantes estavam à frente de diferentes movimentos pedindo a volta da democracia. Os estudantes também foram fundamentais nas Diretas Já, no pedido de impeachment de Fernando Collor (quem não se lembra dos caras pintadas?) e recentemente na proteção do orçamento do Ministério da Educação e no incentivo para que meninos e meninas de 16 anos tirassem o seu primeiro título de eleitor.

Foto: Pexels

Tenho orgulho de fazer parte dessa geração combativa, que como dizemos aqui na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), vai ser a “Geração que vai derrubar o vacilão”. Mas para que isso aconteça é preciso que, nós estudantes, estejamos de novo prontos para defender a democracia e as eleições livres.

Por isso, escolhemos o dia 11 de agosto, Dia dos Estudantes, para estarmos nas ruas do Brasil todo para manifestar a importância da democracia no Brasil. É muito importante que estejamos todos e todas unidos neste dia. Não podemos concordar com as recentes acusações às instituições da República e insinuações sobre a credibilidade das eleições brasileiras.

O nosso sistema eleitoral é um dos mais seguros do mundo. E não sou eu que estou falando… As urnas eletrônicas são auditadas pelo Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional), que fica sediada em Estocolmo, Suécia. Elas passaram por inúmeras checagens que comprovaram sua credibilidade. Não é possível que depois de tantas provas ainda temos desconfianças que são “plantadas” pelo próprio presidente do Brasil.

Leia também: Escola cívico-militar não resolve os dilemas da educação

Vamos às ruas, juntos, provar mais uma vez que estudante não é bobo. Sabemos o que queremos e como queremos! E queremos viver num país democrático, sem desigualdade social e com uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos! Encontro vocês nas ruas no dia 11, combinado?

*Jade Beatriz, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – Foto: Karla Boughoff
APOIE O NOTÍCIA PRETA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.