Como vai ser o Natal pós isolamento devido a pandemia do Covid- 19

festadenatal.jpeg

Desenvolver uma confraternização com a família nem sempre foi algo tão fácil assim, mas conseguindo realizar um bom diálogo e tendo um lar acolhedor, faz toda a diferença para essas comemorações do Natal 

Por Lívia Marques*

Com o passar dos tempos e da experiência de vida, pude perceber a importância de levantar essa questão, de como vai ser esse natal pós isolamento, pois vai ser um natal que as pessoas vão retornar de mais de dois anos de isolamento social por conta da pandemia do Covid-19. Como vai ser natal de ressignificação para os familiares. 

Refletindo sobre esse período de datas festivas, como é dezembro, e principalmente no natal, onde geralmente as pessoas passam  com os seus familiares, chego a conclusão que esse natal vai ser um natal de retorno, de pertencimento.

Foto: Freepik

Esse natal vai ser um natal de retorno, é para um retorno do convívio social, de interação familiar, é como a gente tem lidado com tantos acontecimentos, pois isso vai gerando um certo desgaste em se relacionar com as pessoas, e até mesmo com a própria família, e pode haver esse conflito de opinião, de não acharem mais algo em comum, ter um embate sobre política que cresceu muito esse ano por causa das eleições presidências e ainda vai estar muito “frescas” nos assuntos da mesa, por todas essas razões que foram acontecendo.

É óbvio que pode ter certos conflitos com os familiares, é importante lembrar que é algo natural ter opiniões diferentes, mas não é necessário brigar com o outro por causa disso,  é preciso entender a questão do limite e principalmente sobre o respeito, respeitar o próximo é respeitar a si mesmo também.

E não esquecer também sobre a nossa saúde mental nessa época de final de ano, é entender como as pessoas estão lidando com essa bateria social, como é estar disposto a estar nesses lugares de confraternização, pois é preciso acolher essas pessoas que não estão conseguindo lidar com esse tipo de situação.

É preciso criar um espaço de segurança para as pessoas, pois é muito necessário falar sobre a saúde mental durante todo ano, pois a época de festas de final de ano, são épocas que se nota pessoas mais melancólicas, ansiosas, pois são muitas questões que estão acontecendo, mas acabaram sendo invalidadas durante o ano.

Leia também: Eu também já fui aquele “pretinho vendo tudo do lado de fora”

É entender que devemos ter esse autocuidado, autoamor, autorreponsalibilidade com a gente, para ir em apenas lugares que somos bem-vindos, pois esse natal vai ser algo para ressignificar, é fazer com que as pessoas possam ter mais tranquilidade, que possam aproveitar esse momento com pessoas que a amam, é estar novamente nesse lugar de suporte que é muito importante para esse final de ano.

Tenho umas dicas para que esse natal seja ainda mais acolhedor para todos os membros da família;

– Voltar com algumas tradições de família, resgatar algumas tradições, como brincadeiras, ver fotos antigas, relembrar acontecimento importantes da família. 

– Fazer a decoração juntos, colocar uma música enquanto arruma a árvore de natal,fazer com que seja algo especial essa arrumação natalina, ainda mais para as crianças.

– Cozinhar junto, fazer uma boa ceia é sempre o ponto forte do natal ,e isso pode juntar mais a família, mas vale lembrar também que seja uma ceia acessível para todos financeiramente. 

– Conversar mais com a família, fazer com que se crie um diálogo afetuso e saudável para todos, fazer com que todo se sintam presentes naquele momento.

Lívia Marques é Psicóloga Clínica com especialização em Terapia Cognitiva Comportamental e MBA em gestão de Pessoas. Também é escritora, consultora, palestrante e Estudiosa em Relações Raciais- A saúde mental da população negra.

 

Deixe uma resposta

scroll to top