Trans Preta desfila na São Paulo Fashion Week

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A historiadora e criadora de conteúdo digital Giovanna Heliodoro, conhecida como Trans Preta, vai desfilar na São Paulo Fashion Week pela grife LED no próximo sábado (04). Nas redes sociais Giovanna comemorou a conquista: “Vai ter travesti preta na passarela do maior evento de moda da América Latina“.

Segundo Giovanna, a participação na SPFW é uma possibilidade única de perceber o seu corpo como potência,”aquele mesmo corpo que sempre esteve à margem da sociedade, como estatísticas de violência; agora sobe às passarelas pra entregar excelência.”, diz a publicação. Ela continua o post ao informar que o discurso não é sobre representatividade e mas sim é em relação a proporcionalidade.

criadora de conteúdo digital Giovanna Heliodoro

Não serei a única pessoa trans a fazer parte do SPFW, mas uma de muitas outras corporeidades diversas que ocuparam espaço de protagonismo em meio uma indústria de moda que nunca pensou sobre nós. Assumo que isso é o mínimo ou só um começo de um processo longo de reparação histórica e restituição de poder, mas quer eles queiram ou não… vão ter que nos aturar!”, afirma no texto.

Leia também: Atriz Moses Ingram expõe ataques racistas de fãs de “Star Wars”

Trans Preta tem 151 mil seguidores no Instagram, é colunista na Buzzfeed Brasil e também possui uma apresentação na TedX São Paulo sobre a sua história enquanto mulher trans preta no Brasil. Ela tem um canal no YouTube com mais de 116 mil visualizações, plataforma onde ganhou visibilidade através de vídeos ao falar de temáticas como feminismo, racismo e LGBTQIA+.

APOIO-SITE-PICPAY

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.