

Hexacampeão mundial de Fórmula 1, o piloto inglês Lewis Hamilton (Mercedes), declarou apoio aos manifestantes que derrubaram a estátua que homenageava Edward Colston, um antigo traficante de africanos que foram escravizados, e jogaram o monumento no rio Avon, na Inglaterra. Em sua conta no Instagram, Hamilton compartilhou, em forma de histories, um desafio para os governantes de todos os países: o de realizar a remoção de todos os símbolos que relembrem ou homenageiem atos racistas. “A estátua do mercador de escravos, Edward Colston, sendo derrubada. Nosso país homenageou um homem que vendia escravos africanos. Todas as estátuas de homens racistas que fizeram dinheiro vendendo outros seres humanos deveriam ser derrubadas. Qual a próxima? Eu desafio os governos ao redor do mundo a realizar essas mudanças e a remover pacificamente estes símbolos racistas”, escreveu.
A estátua estava desde 1895 no cetro de Bristol para celebrar a filantropia realizada por Edward Colston. O escravagista apoiou e doou para escolas, hospitais e igrejas em Bristol e em outros lugares da Inglaterra.
Além disso, Lewis Hamilton compartilhou, em seu feed do Instagram, um vídeo que mostrava o momento exato em que o monumento foi removido, com uma legenda que reafirmava a sua posição sobre o protesto. “Tenho orgulho dos ativistas e organizadores de Bristol, no Reino Unido, que derrubaram isso. Coloquem todos para baixo. Em toda parte. Eu apoio isso”, afirmou.

1 Comment
Estátua de traficante de escravos derrubada em ato antirracista em Londres vai a museu - Notícia Preta
(30/05/2021 - 12:00)[…] Leia também: “Todas as estátuas de homens racistas que fizeram dinheiro vendendo outros seres hu… […]