No RJ, Renata Souza e Taliria Petrone são eleitas para Estadual e Federal

Taliria-e-Renata.jpeg

Duas mulheres negras do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) ficaram em terceiro lugar no ranking das(os) deputadas(os) federal e estadual mais votadas(os) do Rio de Janeiro. Com 198.486 votos, Taliria Petrone garantiu a reeleição como deputada federal. A carioca Renata Souza foi a mulher mais votada para a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e garantiu a reeleição com 174.108 votos.

Mulher negra, mãe, feminista e ecossocialista, Talíria Petrone (PSOL) vai para seu segundo mandato enquanto deputada federal pelo Rio de Janeiro. Ela também é professora de História e mestre em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Talíria deu aula por 10 anos antes de entrar efetivamente na política institucional.

Nascida em Ponta d’Areia, em Niterói, Talíria Petrone se filiou ao PSOL em 2010 e passou a militar nas fileiras do partido, em diversas pautas, sobretudo nas lutas das mulheres e do movimento negro.

Taliria Petrone e Renata Souza

Em 2018, Talíria foi eleita deputada federal pelo PSOL. No primeiro ano de mandato em Brasília, ela foi membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde combateu a Reforma da Previdência do governo Bolsonaro. Também foi a primeira parlamentar negra e mãe a liderar a bancada do PSOL na Câmara em 2021.

Reeleita deputada estadual, Renata Souza é cria da Favela da Maré, na Zona Norte do Rio. Em 2018, a parlamentar foi eleita como a deputada estadual de esquerda mais votada em todo o estado.

Renata também foi a primeira mulher negra presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Renata é jornalista e doutora em Comunicação e Cultura. Antes de entrar na Alerj, a carioca atuou como chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco.

LEIA TAMBÉM: 44.3% candidatas negras sofreram agressões racistas durante as eleições, segundo levantamento do Instituto Marielle Franco

Deixe uma resposta

scroll to top