Nas Américas, Brasil tem o maior número de deslocados internos por conta de tragédias climáticas

image1170x530cropped.jpg

De acordo com um relatório do Centro de Monitoramento de Deslocamentos Internos, as enchentes provocadas por fortes chuvas, foram a principal causa do deslocamento de 745 mil pessoas em 2023. Esse número coloca o Brasil como líder em casos de deslocamentos devido a desastres naturais na América do Sul.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

O número no Brasil, corresponde a um terço do total da América Latina. De acordo com o estudo, divulgado nesta terça-feira (14), este é o maior número registrado pelo Brasil desde o início dos registros em 2008. O relatório menciona as fortes chuvas que causaram inundações em diversas partes do Rio Grande do Sul também no ano passado.

Um homem atravessa enchentes em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil /Foto: Acnur/Eduardo Aigner

Ainda em 2023, o país sofreu com um recorde de eventos climáticos extremos em 2023, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Mesmo assim, o Brasil também está entre os países da América que mais acolhem solicitantes de asilo, ao lado do Peru, México e Costa Rica. O estudo alerta que a região enfrenta desafios relacionados à degradação ambiental, desastres e mudança climática, agravando as condições desses países. Mas em todo o mundo, 75,9 milhões de pessoas vivviam em situação de deslocamento interno, no ano passado.

Além do Rio Grande do Sul, o relatório também menciona as fortes chuvas que atingiram o Acre, Amazonas e Pará, assim como o Maranhão, por conta das condições de La Niña, no primeiro trimestre de 2023.

Antes de 2023, o Brasil já registrava uma grande quantidade de pessoas se deslocando por conta das tragédias climáticas. De acordo com dados da Organização Internacional para Migrações (OIM), as enchentes também foram a principal causa do deslocamento de mais de 700 mil brasileiros, em 2022.  

Leia também: Com alerta de chuvas intensas, Rio Grande do Sul registra mais de 140 mortos e 530 mil desalojados

Mateus Junior

Mateus Junior

Estudante de jornalismo da Universidade Estácio Petrópolis, apaixonado por esportes e Cinema, Comento sobre as partidas de futebol e basquete.

Deixe uma resposta

scroll to top