Seguranças abordam com truculência jovens em Salvador e shopping diz que os meninos “causavam desordem”

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Um vídeo filmado nesta segunda-feira (28) mostra uma abordagem violenta a um jovem negro por dois seguranças, no Salvador Shopping. A violência atingiu mais um menino que também não foi identificado. 

 As cenas demonstram que o garoto foi levado pelos agentes a uma área interna do estabelecimento. Algumas pessoas que acompanhavam o caso tentaram impedir, mas uma segurança que bloqueou a passagem respondeu: “Você sabe o que eles fizeram? Eles são agressivos”. Na filmagem, ainda é possível escutar uma mulher pedindo calma aos agentes enquanto o adolescente gritava insistentemente por socorro. 

O caso veio à tona após Ágatha Ferreira, publicitária e que está à frente da Afro.TV, divulgar as cenas na internet. Segundo ela, essas situações são muito comuns nesses estabelecimentos e são sempre abafadas. 

No Instagram, o Salvador Shopping, em uma nota, declarou que os jovens estavam “causando desordem e ameaçando clientes e colaboradores no empreendimento“. Ainda completou que um deles foi conduzido para a delegacia e o outro foi liberado pela polícia e “ambos estavam com a integridade física preservada”. As imagens capturadas mostram que o menino sofreu um mata-leão por um dos seguranças.

Em relação à atuação dos agentes, o shopping afirmou que a conduta dos seguranças está “totalmente em desacordo com as orientações que recebem nos treinamentos”. 

 Nos comentários da publicação, usuários definiram o caso como racismo: “Já vi tantas situações com pessoas brancas bem vestidas desrespeitando e afrontando colaboradores no shopping, mas nunca vi os seguranças agirem com tanta estupidez e truculência. Será que estão sendo orientados corretamente?

O Notícia Preta entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Salvador Shopping e questionou se há algum alinhamento interno efetivo para que esses casos não aconteçam mais. Em resposta, a Assessoria disse que “estamos em constante avaliação sobre novas medidas que serão divulgadas no momento adequado”. 

APOIO-SITE-PICPAY

Victória Henrique

Victória Henrique é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante um ano foi apresentadora de um programa sobre educação no YouTube da Mídia NINJA e hoje é colaboradora do Notícia Preta e colunista da Mídia NINJA. Pela UFF, pesquisa experiências em rede, com foco na atuação de mídias independentes no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.