Samia Suluhu Hassan é a primeira mulher presidente da Tanzânia

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Samia Suluhu Hassan assumiu o cargo de presidente da Tanzânia na última sexta-feira (19), dois dias após a morte de John Magufuli, de quem ela era vice. O chefe do executivo era publicamente conhecido como um negacionista, pois dizia que seu país estava ‘livre da Covid-19’ devido a orações.

A causa oficial da morte foram “problemas cardíacos”, mas a oposição diz que Magufuli, um negacionista da pandemia, foi vítima da Covid-19.

Entre as formações acadêmicas de Hassan está o mestrado em Desenvolvimento Económico Comunitário pela Universidade Livre da Tanzânia e pela Universidade do Sul de New Hampshire, nos Estados Unido. Seu currículo profissional é composto por atuações em áreas administrativas, desenvolvimento, também dirigiu a associação de organizações não governamentais (ONGs). Durante a carreira política esteve como deputada parlamentar e diversas vezes como ministra.

Aos 61 anos, Hassan vai comandar o país do leste africano até 2025, enfrentando a pandemia da Covid-19.

Samia Suluhu Hassan
Samia Suluhu Hassan, de 61 anos, é a segunda mulher chefe de Estado em exercício na África Foto: EPA / Ansa – Brasil

 A cerimônia de posse ocorreu em Dar es Salaam, e a maioria das pessoas presentes não usou máscara.

Vamos começar de onde Magufuli parou“, prometeu a nova mandatária em um breve discurso. Ela é uma das duas únicas chefes de Estado mulheres em exercício na África, sendo que a outra, Sahle-Work Zewde, presidente da Etiópia, tem um papel meramente cerimonial, já que o país é parlamentarista.

Este é o momento de enterrar nossas diferenças e sermos um como nação”, afirmou a presidente. “Este não é um momento para apontar dedos, mas sim para dar as mãos e seguir em frente juntos“, declarou Hassan

A ONG Human Rights Watch afirmou que Hassan tem a chance de promover um “novo começo” e encerrar “práticas problemáticas do passado”.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.