Casal que acusou jovem negro de roubar bicicleta responderá por crime de calúnia

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Após ouvir a professora de dança Mariana Spinelli e o designer Tomás Oliveira, a delegada Natacha Alves de Oliveira tipificou como calúnia o crime cometido por Mariana e Tomás. Os investigados acusaram o professor de surfe Matheus Ribeiro, um jovem negro, de ter roubado a bicicleta de Mariana. Os dois prestaram depoimento nesta quarta-feira (16) na 14ª DP, no Leblon.

O caso aconteceu no último sábado (12), quando Matheus esperava a namorada na frente do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Mariana e Tomás se aproximaram do rapaz e o acusam de ter pego a bicicleta. O professor de surfe nega mas, sem o menor pudor, Tomás tenta abrir o segredo do cadeado da bicicleta e não consegue.

Matheus Ribeiro registrou um boletim de ocorrência on-line na segunda-feira (14), e prestou depoimento presencial na terça-feira (15) também na delegacia do Leblon.

“Não quero dar ênfase só pro meu caso, quero dar ênfase pra esses casos, para que as pessoas quando se veem numa situação de desespero não pensarem que foi o preto que roubou e toda vez que acontecer isso com um negro ele se sentir forte o suficiente para denunciar para botar a cara, falar que isso não é certo e que a gente não vai aceitar isso”.

disse Matheus após o depoimento.
APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.