Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, Globo vai exibir especial criado por autora branca

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Ator Lázaro Ramos foi convidado para dirigir a atração.

Autora de ‘Amor de Mãe’ é a criadora do especial sobre Consciência Negra (Foto: Jorge Bispo/Divulgação)

Manuela Dias, autora da novela Amor de Mãe (2019), é a criadora de um especial que a TV Globo vai exibir em novembro, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. As informações foram divulgadas pela coluna da jornalista Patricia Kogut no último sábado (17).

O ator Lázaro Ramos será o diretor do especial, que vai reunir textos históricos de personalidades negras. No elenco, foram escalados Babu Santana, Guilherme Silva, Ivy Souza, Naruna Costa e Fabricio Boliveira, que darão vida a, respectivamente, Muhammad Ali, Martin Luther King, Nina Simone, Angela Davis e Olaudah Equiano.

Críticas

Não tardou para que surgissem diversas críticas à atitude da emissora, que vai exibir um produto para exaltar a negritude criado por uma autora branca. A página Griottes Narrativas, um coletivo de roteiristas pretas, fez um post dizendo que “Não há motivos que justifiquem a escolha de uma autora branca para um especial do Dia da Consciência Negra, especialmente neste ano onde diversos acontecimentos suscitaram o debate sobre o racismo na nossa sociedade e reflexões sobre práticas antirracistas. Por isso, novamente nos manifestamos contra mais uma prática excludente e racista que acaba por invisibilizar roteiristas negres. É urgente que os discursos antirracistas sejam colocados em práticas.”

Vale lembrar que, em março, a Globo também foi criticada após produzir uma série sobre Marielle Franco sem ter pessoas negras envolvidas na direção.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.